Menu

Criança

Atualizado em 3 de maio de 2011, às 21:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Importância da Atividade Física na Infância

Fazer atividades físicas em qualquer etapa da vida é importante por diversos aspectos. Alguns fatores, aliás, podem ser aprendidos e atitudes acabam sendo refletidas a partir da prática de esportes. Cuidar do corpo, ser uma pessoa sociável, ter disciplina e bons costumes são alguns dos benefícios agregados junto ao esporte. E, quanto mais cedo se tiver isto em mente, melhor será para o indivíduo.

Nosso corpo é bastante adaptável a qualquer tipo de situação. Crianças normalmente não possuem problemas de saúde. Entretanto, com a prática de atividades físicas sendo realizada desde jovem, o sedentarismo e a obesidade acabam ficando em segundo plano para estes jovens. No mundo atual, no qual ficar na Internet vem se tornando um vício corriqueiro, é importante introduzir o conceito de vida saudável à criança a partir do esporte. Ela só terá a ganhar. O risco de a mesma acabar sofrendo de problemas que se agravam com o tempo também acaba sendo bem menor. Com o esporte há uma queima de calorias fazendo com que o jovem consiga manter um Índice de Massa Corporal condizente com a idade.

natacao 300x224 Importância da Atividade Física na Infância

Outro fator importante é o da socialização. Neste etapa da vida, as crianças necessitam de um contato mais próximo com pessoas da sua idade. Saber lidar com diferenças, entre modos de vida, de pensar e de agir acaba sendo bastante interessante. O esporte proporciona isto. Alguns conceitos como o de competição, o de trabalho em equipe, o de confiança, de vitória e de derrota moldam os jovens para que estes saibam conviver bem entre si e não sejam intolerantes no seu dia a dia.

Neste ponto, podemos citar também a disciplina. Aliar atividades intelectuais, como aulas do colégio, com atividades esportivas faz com que o jovem adquira disciplina. Vale lembrar que há crianças que não gostam de participar das aulas de Educação Física no colégio. Algumas até mesmo não possuem muita habilidade para a prática do esporte. Mas, o que deve ser inserido como percepção a estes jovens não é o conceito de excelência e sim, o de finalidade. Como? Aplicar na prática não apenas a importância da estética, no ato de saber jogar bem e exaltar tal feito, mas também o do diferencial de estar evoluindo como esportista e da progressão e a competitividade de vida.

futebol 300x199 Importância da Atividade Física na Infância

Nada melhor do que aprender desde cedo, e através do esporte, a alegria da vitória e a tristeza da derrota. Nada melhor do que vencer obstáculos, derrotar problemas e entender a beleza da superação. Os bons costumes também podem ser inseridos neste contexto. Jovens esportistas são menos propensos a se relacionar com agravantes que podem prejudicar à saúde no futuro. Por exemplo: esporte não combina com a bebida, com o fumo e nem com outras drogas. Tudo por existir um equilíbrio físico e emocional constante.

Os benefícios do esporte na infância são imensos. Ainda podemos citar a questão psicológica da autoestima e da confiança. Os jovens necessitam destes sentimentos para não serem frustrados. A prática de atividades físicas traz isto para os seus adeptos. Tristeza, decepção e angústia são adjetivos que não combinam para com os pequenos atletas.

karate 300x202 Importância da Atividade Física na Infância

Além disto, preservar o corpo – desde jovem – de problemas futuros também é uma boa pedida. Vilões da saúde como problemas de coração, hipertensão e diabetes devem ser controlados desde a infância. Crianças que praticam esportes acabam sendo menos propensas a sofrer de tais malefícios com o passar dos tempos. Sem contar que a imunidade do corpo com relação a doença da idade também evolui. Ou seja, só há benefícios para a prática de atividades físicas desde jovem. Tanto para o corpo quanto para a mente.