Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Imóveis > Imóvel novo ou usado: Qual escolher?

Imóvel novo ou usado: Qual escolher?

Escolha o imóvel de acordo com as suas possibilidade de negociação (Foto: Divulgação)

Com a facilidade de financiar imóveis muitas vezes as pessoas não sabem qual escolher e em que situação optar pelo novo ou usado. De fato a situação de cada pessoa deve definir a forma com que a busca pela tão sonhada casa própria acontecerá. A vantagem de se comprar um imóvel novo certamente é que ele acabou de ser construído e problemas na sua estrutura demorarão a aparecer, ao menos em teoria. Já no caso de locais que já possuem algum tempo que foram construídos o valor mais baixo, em alguns casos, pode ser o atrativo.

Uma modalidade de compra muito utilizada quando trata-se de apartamentos é a aquisição do local na planta, ou seja, comprá-lo quando ainda não foi construído. Essa modalidade de negócio imobiliário é vantajosa se olhado da ótica do custo-benefício. Isso porque o imóvel será novo, porém o valor será menor por ter sido adquirido quando ainda não estava em construção. Mas, nesse caso há riscos. Justamente por comprar o local ainda em forma de um projeto, durante a construção pode acontecer imprevistos, como eventuais embargos e atrasos na entrega no imóvel.

Comprar apartamentos na planta é uma forma barata de adquirir um imóvel novo (Foto: Divulgação)

Nessa situação, opte pelo apartamento na planta se não tiver pressa de recebê-lo. Como a construção de um imóvel nesses parâmetros depende de vários procedimentos e liberações, os atrasos na entrega das chaves dos apartamentos podem acontecer.  Por exemplo, se depender do imóvel para se casar marque a data da cerimônia com uma margem de pelo menos um ano da data que a construtora deu como prazo de entrega do imóvel, para se precaver.

Imóvel usado é uma boa opção para quem quer ter um chance de negociação ainda melhor (Foto: Divulgação)

No caso de imóveis usados os compre se tiver dinheiro em caixa, pois a negociação é mais simples. Geralmente os locais que estão a venda que possuem donos residindo com valores em mãos fica mais simples negociar. O valor do imóvel tende a ser menor se você possui um poder de compra maior. Além disso, comprar um imóvel usado não é sinônimo de problemas, pois o local pode estar em bom estado, por isso, verifique se há problemas na estrutura antes de assinar o contrato de compra. Avalie se o valor que você terá que usar para reformar o local tornará a venda viável. Tanto um imóvel novo como usado são bons negócios se levar em consideração o estado do local, a condição de pagamento e sua realidade financeira, agora cabe a você tomar a decisão final.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *