Menu

Serviços

Atualizado em 29 de novembro de 2012, às 12:36 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > IDH da região nordeste

A baixa expectativa de vida, a alta taxa de mortalidade infantil e diversos outros fatores fazem com que os estados nordestinos tenham os piores IDHs do país.

Composta por nove estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), a região nordeste é a terceira maior em extensão territorial, ocupando 18,2% de toda a área do país.

No total, são 1.554.257 quilômetros quadrados, limitados pelas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e pelo oceano Atlântico. Além disso, a região possui cerca de 53 milhões de habitantes, segundo dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este número representa 28% da população residente no Brasil.

Conheça as melhores cidades para viver na região nordeste.

Economia

545636 IDH da região nordeste IDH da região nordesteCom várias belezas naturais, o turismo tem uma contribuição importante para a economia da região. (Foto: Divulgação).

Nos últimos anos, o nordeste tem se destacado pelo desenvolvimento econômico, promovido pela chegada de novas empresas. Para atraí-las, o governo tem investido na concessão de benefícios fiscais, como isenção de impostos, doação de terrenos etc.

O setor petroquímico também é destaque nesta região do país. O nordeste é o segundo maior produtor de petróleo do país e o maior na extração de petróleo em terra. O polo petroquímico de Camaçari, na Bahia, considerado um dos principais polos petroquímicos do Brasil, reflete sua importância neste segmento.

545636 IDH da região nordeste1 IDH da região nordesteO nordeste é o segundo maior produtor de petróleo do país e o maior na extração de petróleo em terra. (Foto: Divulgação).

O turismo também desempenha um papel fundamental na economia da região. Pelo fato de abrigar um grande número de cidades litorâneas e diversas belezas naturais, ela atrai anualmente um número elevado de turistas. Dados divulgados em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Turismo revelam que as capitais Salvador (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE) estão entre as cidades brasileiras que mais recebem visitantes estrangeiros.

Saiba quais são os locais no Brasil com menor custo de vida.

IDH da região nordeste

545636 IDH da região nordeste2 IDH da região nordesteApesar dos avanços econômicos obtidos nos últimos anos, os estados nordestinos possuem os índices mais baixos do país. (Foto: Divulgação).

Apesar dos avanços econômicos obtidos nos últimos anos, a região nordeste ainda apresenta diversos problemas socioeconômicos – os estados nordestinos ocupam as últimas posições no ranking nacional de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O mal resultado é explicado pela situação precária em que vive boa parte dos seus habitantes. A taxa de mortalidade infantil na região é a maior do país, com 33,2 óbitos a cada mil recém-nascidos. Já a expectativa de vida do nordestino é a mais baixa: 70 anos.

O nordestino também sofre com a falta de saneamento ambiental, ciclos irregulares de chuva e tantos outros problemas que acabam afetando a sua qualidade de vida. Pelo menos, a região teve um avanço no combate à desnutrição infantil, que entre 1996 e 2006, teve uma redução de 67%. Agora é esperar para que novas melhorias aconteçam nos próximos anos.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.