Menu

Decoração

Atualizado em 4 de abril de 2012, às 8:36
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Ideias para usar biombos na decoração

Aprenda como incorporar a elegância dos biombos na decoração da sua casa e aproveite a funcionalidade deste elemento.
421114 Ideias para usar biombos na decoração Ideias para usar biombos na decoraçãoBiombo usado na decoração do quarto de casal.

Os biombos são peças que contribuem com a decoração, tanto no ponto de vista funcional como estético. Eles aumentam a elegância de um ambiente e conseguem valorizar todos os estilos, desde o clássico ao moderno. A função do biombo se tornou ainda mais relevante depois que as casas passaram a valorizar a integração de espaços.

A proposta de integração, comum nos imóveis contemporâneos, surgiu com a finalidade de aumentar a área de convivência e melhorar a comunicação entre os moradores. No entanto, muitas famílias não aprovam a nova tendência e sentem falta da privacidade que era assegurada pelas paredes. Como não dá para construir estruturas de concreto, o biombo surgiu como uma eficiente opção de divisória.

Conheça melhor o biombo

Para quem não conhece, o biombo é uma peça de origem oriental, que surgiu na China, mas fez sucesso entre os japoneses por volta do século VIII. Inicialmente o elemento tinha como finalidade proteger contra a ação do vento. Com o tempo o biombo foi sendo aprimorado e assumiu um caráter estético mais relevante, sendo decorado com pinturas e caligrafias orientais.

421114 Ideias para usar biombos na decoração 2 Ideias para usar biombos na decoraçãoO biombo é uma peça sofisticada e que desempenha vários papéis na decoração.

Atualmente o biombo pode ser encontrado a venda nas lojas em diversos modelos que variam quanto ao design, tamanho e material de fabricação. Há peças de bambu, madeira, ferro, vidro, tecido, entre outros tipos de matéria-prima.

Como decorar com biombos?

O biombo nada mais é do que uma parede móvel, capaz de delimitar espaços e privatizar áreas que passaram por integração. Os modelos tradicionais são formados por caixilhos ligados por dobradiças e aparecem com mais frequência nos camarins e nas salas médicas. Contudo, o objeto fez tanto sucesso que ganhou novas formas e acabamento, passando a integrar a decoração residencial.

A primeira ideia para decorar com biombo é usando-o para dividir ambientes, de modo que as cores e desenhos da peça combinem com o restante da decoração. Por exemplo, para separar a sala de estar do home-office, dá para adotar um biombo em casa.

O biombo pode servir para ocultar imperfeições dentro de casa, como uma parede inacabada ou um móvel que esteja desconexo com a decoração. Como ele preserva uma área longe dos olhos dos visitantes, também pode servir para esconder uma possível bagunça em algum cômodo da casa.

Nos quartos, o biombo pode assumir papel de trocador de roupas, garantindo mais privacidade para o dia-a-dia do morador. Também existe a possibilidade de usá-lo como espelho ou cabeceira de cama, deixando o dormitório ainda mais charmoso e sofisticado.

421114 Ideias para usar biombos na decoração 1 Ideias para usar biombos na decoraçãoBiombo moderno e neutro funciona como divisória no ambiente.