Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Ideias criativas para decorar bares e restaurantes

Ideias criativas para decorar bares e restaurantes

Por Isah

A decoração de bares e restaurantes, na maioria das vezes, costuma ser um desafio para os comerciantes. Inicialmente eles pensam nisso como uma estratégia para atrair novos clientes, sem é claro ultrapassar os limites do orçamento disponível. Combinar os elementos com criatividade e bom gosto costuma ser a chave para conquistar os melhores resultados.

Na hora de pensar no design de um estabelecimento comercial, é necessário considerar as necessidades de conforto e tranquilidade. Não dá para decorar um ambiente sobrecarregado com cores ou desenhos, isso pode cansar os frequentadores. Nada impede de ser original nas combinações, porém o equilíbrio entre os elementos fará toda a diferença na composição no ambiente.

Há inúmeras ideias criativas para decorar bares e restaurantes, que foram inspiradas em projetos já prontos. No entanto, é importante definir alguns fatores para conseguir decorar de acordo com aquilo que é esperado. Eleja o estilo que vai predominar na decoração, ou seja, se o visual vai tender para o despojado, moderninho, sofisticado ou rústico.

Escolher uma temática para o barzinho ou restaurante também se apresenta como um ponto essencial do projeto. As pessoas costumam se sentir mais familiarizadas ao estabelecimento quando um nicho é definido e explorado na decoração. Ao compor cenários baseados em temas, é válido se preocupar com as cores, iluminação, objetos decorativos, disposição de móveis, revestimentos, materiais predominantes e aproveitamento do espaço.

A decoração interna do estabelecimento é muito importante, afinal, as pessoas vão se acomodar e vivenciar o ambiente. Contudo, a fachada também precisa ser chamativa e visualmente impactante para chamar a atenção de novos clientes. A decoração deve estar em harmonia com o cardápio, ou seja, um restaurante de alta-gastronomia deve dispor de um espaço requintado para servir.

A seguir temos algumas ideias criativas que os proprietários de barzinhos e restaurantes podem incorporar.

Estilo Retrô: explora os elementos da decoração vintage, resgatando o visual das lanchonetes que fizeram sucesso durante as décadas de 50 e 60. Os discos de vinil, a estampa xadrez, os móveis vermelhos, as banquetas altas e até mesmo peças lendárias como o jukebox são bem vindo em um ambiente que simula pura nostalgia. Esta ideia de decoração é perfeita para barzinhos despojados.

Estilo romântico: os restaurantes costumam se apropriar muito dessa ideia, investindo numa iluminação aconchegante, em arranjos florais, para deixar o clima mais envolvente. As toalhas de renda, as velas acesas e uma bela vista são pontos fortes de um estabelecimento que explora o romantismo no seu visual.

Estilo Rústico: a rusticidade é uma característica muito explorada por alguns bares e restaurantes. No projeto é comum valorizar a madeira como principal material, tanto no que diz respeito a móveis como a revestimento. O cimento queimado ou os tijolinhos a vista também são produtos que podem ser explorados numa composição rústica. A simplicidade do ambiente com certeza vai torná-lo mais aconchegante.

Estilo tropical: os bares e restaurantes de praia, normalmente, costumam adotar esse perfil de decoração, invocando a natureza, a refrescância e a alegria do verão. Busque inspiração nos elementos havaianos, sem esquecer é claro de aproveitar a luz natural, móveis de vime ou madeira e tecidos brancos. Elementos como prancha de surf e coqueiro  trazem a tona a perspectiva de “tropical”.

Recomendado para você
Bem Estar

Curso de Massoterapia RJ Preços, Escolas Técnicas

Beleza

Melhores Pomadas para Espinhas

Bem Estar

Preços de Elevadores Residênciais

Bem Estar

Sinais que indicam que o homem está apaixonado

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *