Menu

Criança

Atualizado em 1 de agosto de 2012, às 7:24 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Idade para filho começar a praticar esportes

A prática de esportes é importante para as crianças. Veja qual a melhor idade para seu filho começar a praticar esportes e quais as melhores modalidades.

A prática de esportes é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Porém, a maioria dos pais se pergunta sobre qual a idade certa para que seus filhos iniciem este tipo de atividade. Para tirar essas dúvidas, vários especialistas de modalidades esportivas falam sobre a melhor atividade para cada idade. Confira.

Saiba mais sobre a prática esportiva e como ela melhora atuação escolar das crianças

495320 treinador futebol criancas 4 Idade para filho começar a praticar esportes Atividades físicas esportivas ajudam no desenvolvimento físico e intelectual da criança.(Foto: Divulgação)

Dicas de esportes por faixa etária e seus benefícios

1. Basquete: a melhor idade para começar a praticar o basquete é aos 12 anos. Essa modalidade atua melhorando o desenvolvimento motor, a postura da criança, aumenta a eficiência dos movimentos do braço e também otimiza o equilíbrio.

2. Natação: essa modalidade é indicada a partir dos 5 anos. Ela ajuda a melhorar o desenvolvimento cardiorrespiratório, melhora o condicionamento físico e psíquico do pequeno.

3. Judô: para começar a praticar o judô, a criança deve ter 7 anos de idade. Pois nesse período está apta a realizar essa atividade. O judô traz como benefícios o condicionamento psicológico, estímulo de respeito ao próximo, aumento da capacidade aeróbica e também equilíbrio emocional. Sem contar na melhora do condicionamento físico da criança.

495320 copa mendel judo ctj 12 Idade para filho começar a praticar esportes O Judô é um excelente esporte para crianças.(Foto: Divulgação)

4. Tênis: o tênis é um esporte muito praticado em todo o mundo. É uma excelente opção para as crianças a partir dos 7 anos de idade. Ele atua no desenvolvimento motor, no ganho de agilidade e aumento da capacidade aeróbica da criança.

5. Ginástica: a ginástica deve ser praticada por crianças de 7 anos. Trata-se de um excelente esporte para melhorar o equilíbrio, a agilidade e o condicionamento físico.

6. Vôlei: para praticar esse esporte a idade mais indicada é aos 10 anos. O vôlei pode ser muito benéfico para a criança, ajudando no aumento da percepção da distância, ganho de velocidade, equilíbrio e movimentos biomecânicos.

7. Futsal: o futebol de salão é um dos esportes mais queridos pelos adultos e crianças. Para praticar esse esporte a idade mais indicada é a partir dos 5 anos. O futsal traz como benefícios a melhora do desenvolvimento motor, agilidade, velocidade, equilíbrio e precisão de movimentos.

Veja quais são os esportes mais indicados para a criança

495320 020366593 EX00 Idade para filho começar a praticar esportes A natação promove benefícios para crianças de todas as idades.(Foto: Divulgação)

Os esportes são muito importantes para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Porém, eles devem ser praticados com segurança e sobre orientação profissional para que não se tornem prejudiciais à saúde do pequeno. Procure um profissional especialista no esporte que seu filho deseja praticar para saber mais informações sobre o assunto e tirar dúvidas.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.