Tecnologia

Ibope Confirmou Facebook superou Orkut no Brasil

O site de relacionamentos considerado por muito tempo uma “potência” no Brasil, acaba de perder o seu reinado. Segundo pesquisas do Ibope, o Facebook ultrapassou o Orkut em número de usuários. O Orkut é uma rede do tão poderoso Google e esteve por muito tempo entre o site mais usado entre os brasileiros. Atualmente, a rede americana Facebook, que possui sua versão brasileira, é a nova líder de usuários.

 

O resultado da pesquisa foi anunciando nessa sexta-feira (10/09). O número de usuários do Facebook chegou a 30,9 milhões, enquanto o Orkut está com aproximadamente 29 milhões. O que chama também a atenção é que essa liderança aconteceu de uma forma rápida. O Orkut está na internet há bem mais tempo que o Facebook, mas em pouco tempo a segunda rede dominou os usuários da internet.

 

A morte do Orkut na internet foi lenta e na verdade ainda está acontecendo. Aos poucos, os usuários vão deixando o site e acessando mais o Facebook. A mudança acontece aos poucos, pois, o ser humano tem restrição a coisas novas. Isso já foi comprovado cientificamente. A implantação de algo novo nem sempre é tão simples. Muitos ainda usam mais o Orkut e nem possuem uma conta no Facebook pela simplicidade do site do Google, pela comodidade de já estar acostumado com o mesmo. Mesmo com essa resistência, os usuários foram migrando aos poucos. A maioria ainda mantém os dois.

 

No inicio do mês de setembro o resultado já foi antecipado por diversos tipos de mídia. Isso se deve pela reportagem da revista “Isto é Dinheiro” que revelou recentes números de uma pesquisa de mercado. São quase 78 milhões de usuários brasileiros com acesso à internet em 2011, um pouco mais de 5% a mais do que em 2010 e 20% a mais do que em 2009. O Twitter também cresceu e chegou a 14,2 milhões de usuários únicos no Brasil, ou 31,3% dos usuários de internet.

 

O Facebook supera Orkut em pouco tempo e está crescendo a cada dia mais. Essa é uma rede social que envolve muitos projetos de sucesso e que soube ganhar o público alvo. Existem livros e filmes que contam a historia do site e como em pouco tempo se tornou tão famoso entre os usuários de diferentes países, incluindo o Brasil.

 

Em média, cada usuário brasileiro das redes sociais passou 7 horas e 14 minutos conectado no mês. É apenas uma média, pois algumas pessoas passam o dia todo e todos os dias do mês conectados. As redes viraram uma febre, um vício entre muitos. Elas podem ser usadas para o simples lazer, assim como pode ajudar em empresas e no relacionamento entre funcionários.

 

Esse detalhe do Facebook com mais acessos que Orkut só deixa mais claro a guerra que existe no mercado atual. Os produtos são substituídos com muita rapidez, incluindo as redes sociais. Logo logo, provavelmente, o Facebook também será trocado por outro tipo de site, onde as pessoas se identifiquem mais de alguma forma. Essas mudanças não param e é preciso aproveitar o sucesso online, pois ele pode ser duradouro, assim como pode durar apenas alguns meses. A internet é muita rápida. A troca dos poderosos dela também.

 

 

 

Recomendado para você

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Tecnologia

Como criar um QR Code

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *