Menu

Brasil

Atualizado em 29 de outubro de 2009, às 17:42 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Ibest Email

Uma das novidades apresentadas pelo Google na versão 2013 da sua conferência anual para desenvolvedores, Google I/O, que aconteceu em São Francisco (EUA), já está disponível para os internautas brasileiros.

625311 servico de busca por voz do google 600x600 Serviço de busca por voz do Google A busca por voz do Google já está disponível em português, para os usuários do Chrome (Foto: Divulgação)

Trata-se do serviço de busca por voz do Google, que traz para o desktop uma funcionalidade bastante conhecida por quem utiliza smartphones e tablets, dispensando a necessidade de digitar palavras e expressões ao usar o sistema de buscas da gigante da internet.

Incorporada ao Chrome 27, a mais recente atualização do navegador desenvolvido pela empresa, a busca por voz do Google adiciona um novo ícone à barra de pesquisas do Google, que já contava com um teclado, para a pesquisa por texto, e com uma câmera, para realizar buscas usando qualquer foto.

Confira: Novidades do Google Maps

Como utilizar o serviço de busca por voz do Google

Para usar o serviço de busca por voz do Google, basta ir ao Google e clicar no ícone do microfone, lembrando que é necessário estar utilizando a nova versão do Chrome. Em outros navegadores, como o Internet Explorer, o recurso ainda não está disponível.

Depois, é só aguardar que apareça o símbolo do microfone na tela (igual ao da foto acima), juntamente com a frase “Fale agora”, e dizer o que você deseja pesquisar. Em seguida, os resultados serão mostrados na tela. Caso o serviço peça a permissão para acessar o microfone do dispositivo, é só clicar em “Permitir”.

625311 servico de busca por voz do google 2 600x600 Serviço de busca por voz do Google Caso o sistema não entenda o que você disser, dará uma nova chance de refazer a pesquisa (Foto: Divulgação)

É importante falar o mais próximo possível do microfone para que o sistema entenda o que você está querendo pesquisar e mostre resultados que realmente tenham relação com as palavras faladas. Se o sistema não entender o que você disser, basta clicar em “Tentar novamente” e falar com mais clareza.

Em breve, bastará abrir a página do Google e dizer “Ok Google” para usar a funcionalidade, sem precisar clicar no ícone do microfone, recurso que já existe no Chrome americano.

Leia também: Google Glass – saiba mais sobre o óculos do Google

A busca por voz do Google possui um sistema de compreensão avançado

625311 servico de busca por voz do google 3 600x600 Serviço de busca por voz do Google O serviço de busca por voz do Google tem um sistema de inteligência avançada, que é capaz de relacionar as suas buscas (Foto: Divulgação)

A busca por voz do Google conta com um sistema de compreensão bastante avançado, de acordo com a empresa. Se você pesquisar por uma cidade e, na sequência, perguntar “Qual a distância até lá?”, por exemplo, a ferramenta é capaz de relacionar as informações e mostrar os resultados sem que seja necessário repetir o nome do município.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL