Search

Horta vertical: como montar

Além de ajudar na decoração e contribuir com uma alimentação saudável dos moradores, a horta vertical proporciona uma verdadeira terapia para quem a cultiva.
Google plus

Horta vertical sofisticada e charmosa.

A horta vertical é um elemento que está fazendo sucesso nas casas e apartamentos. Diferente da versão convencional, ela permite economizar espaço no cultivo de hortaliças, temperos e ervas. Dependendo da forma como sua estrutura é montada, a horta vertical pode fazer parte dos ambientes fechados, sem prejudicar a decoração ou interferir na saúde das plantas.

Vantagens da horta vertical

O surgimento da horta vertical se deve ao tamanho das residências, que está se tornando cada vez menor. Desta forma, os recipientes são alinhados verticalmente para o cultivo e aproveitam o espaço que não seria empregado em algo útil dentro da moradia. A montagem deste tipo de horta combina com a sacada, varandinha, pequenos quintais e até mesmo um canto vazio da cozinha.

Possuir uma horta dentro da residência, por menor que seja, é um verdadeiro privilégio para os moradores. O cultivo possibilita colher hortaliças e ervas momentos antes de prepará-las, portanto, sempre frescas e saborosas.

As plantas crescem de forma orgânica e não são afetadas por componentes químicos, como acontece com os produtos encontrados a venda nos supermercados. Dependendo do que é cultivado na horta caseira, torna-se possível perfumar o ambiente.

Horta vertical feita com garrafas PET.

Várias espécies podem ser plantadas na horta vertical, como alface, rúcula, agrião, salsa, louro e pimenta. Não é necessário usar canteiros para o cultivo, mas os recipientes precisam conter terra orgânica para fornecer os nutrientes que cada planta necessita.

Existem diversos modelos de horta vertical, que se distinguem principalmente pelos materiais usados na montagem. Alguns projetos são capazes de reaproveitar materiais recicláveis, como garrafas PET, latas de alumínio e canos, que assumem a função de vaso para o cultivo das hortaliças.

Aprenda a fazer horta vertical

Confira o passo-a-passo para montar uma horta vertical de garrafas PET em casa.

Materiais
– Garrafa PET de 2 litros vazia e limpa
– Tesoura
– Corda de varal ou barbante
– Terra orgânica
– Muda de planta

Como fazer?

Imagem ilustra como fazer a horta vertical.

1. Corte a garrafa como aparece na imagem acima, fazendo uma abertura bem no centro. Em seguida, faça dois furos na parte superior para passar as cordinhas. Ainda no preparo do recipiente, é necessário fazer um furo no fundo da garrafa para que a água da rega possa escorrer.

2. Para que a garrafa não escorregue pela corda, é importante dar nós capazes de ajudar na fixação.

3. Faça o mesmo procedimento com várias garrafas para criar um bonito efeito vertical na parede.

Aproveite as dicas, e tenha uma horta com alimentos fresquinhos sempre que desejar!


Google plus


Este artigo possui 3 comentários

  1. Michele Gomes
    Publicado em 23/04/2012 às 10:31 PM [+]

    Adorei essa ideia da horta vertical! Vou aproveitar e fazer na escola onde trabalho com meus alunos, já que estamos estudando a reprodução das plantas. Tenho certeza que essa atividade motivará as crianças a terem mais espiríto sustentável.

  2. teresa motta
    Publicado em 11/03/2013 às 3:59 PM [+]

    posso receber essa página por e-mail??agradeceria muito!! adorei!!!

  3. MTJac
    Publicado em 11/03/2013 às 4:06 PM [+]

    Olá Teresa,

    Se cadastre para receber e-mail de todas atualizações que adicionarmos ao site.

    Att,

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top