Menu

Saúde

Atualizado em 20 de junho de 2011, às 8:20
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Horta Vertical Caseira

horta vertical caseira 1 300x224 Horta Vertical CaseiraCom o crescimento industrial as casas foram ficando apenas para as cidades pequenas, os arranha céus invadiram as grandes cidades que se tornaram puro concreto, sem nada de terra a mostra para poder fazer uma horta no quintal. Por causa da falta de espaço as pessoas estão optando por fazer hortas verticais aproveitando os espaços mínimos que existem, mas que podem ser bem produtivos.

Uma excelente opção para esse tipo de espaço é a horta vertical que você pode fazer sozinho sem a ajuda de especialistas, pois você pode plantar hortaliças em um pequeno espaço sem agrotóxicos e sem sujeira e você vai comer hortaliças fresquinha durante todo o ano sem se preocupar com contaminações por agrotóxicos ou outros tipos de microorganismos. Veja como cultivar a sua horta vertical em casa.

Como fazer uma horta vertical

Em primeiro lugar você deve escolher o local onde você vai colocar a sua horta vertical, depois procurar uma bombona plástica de aproximadamente 100 litros e mede 1,10 de altura, pois essas bombonas geralmente são descartadas pelas indústrias e vendidas em ferros velhos por uma ninharia, para fazer a sua horta vertical de 100 litros, depois de limpa a bombona que deve ser de resíduos saudáveis, nada de comprar bombonas que transportam produtos químicos, pois pode contaminar a sua horta.

Bom depois de escolhida a bombona você precisa comprar a terra e as sementes que para montar a sua horta de 100 litros com tudo que precisa você gasta a bagatela de R$ 40,00. Além de você começar a sua produção em casa você também contribui para a preservação do meio ambiente, pois o plástico demora muitos anos para se desfazer na natureza.

horta vertical caseira 2 Horta Vertical Caseira

Como fazer a conservação da horta?

Para que a horta possa estar sempre produzindo vegetais bonitos e saudáveis é preciso trocar a terra adubada uma vez por ano e as sementes também precisam ser repostas. A horta vertical rende em media vinte e cinco mudas que são suficientes para abastecer um adulto e precisa pegar a luz do sol por pelo menos quatro horas por dia e para regar e colher as plantas é necessário apenas vinte minutos. É uma horta simples e fácil de fazer que pode ser colocada em qualquer cantinho de sua casa.

horta vertical caseira 3 300x251 Horta Vertical Caseira

O que da para cultivar na horta vertical?

A horta vertical é tão suficiente quanto outra horta qualquer e pode ser cultivado alface, chicória, rúcula, almeirão, agrião, mostarda, tomate, pimentão, couve manteiga, rabanete, beterraba, temperos para culinaria e outras hortaliças que você quiser. Algumas frutas também podem ser cultivadas na horta vertical como os morangos, é uma variedade muito grande de legumes e frutas que você tem a oportunidade de cultivar na sua casa em um espaço pequeno o interessante nesse tipo de horta é que as pragas como lagartas, pulgão e ervas daninhas. Mas se você preferir pode também fazer uma pequena plantação em garrafas PET de dois litros, pois elas são excelentes para cultivar cenouras, beterrabas, rabanetes. Em fim deixe sua imaginação fluir e faça sua horta vertical como e onde você quiser.

Para concluir:

Se houver força de vontade e dedicação qualquer pessoa pode ter uma horta vertical na sua casa e cultivar legumes e verduras para seu consumo sem qualquer tipo de agrotóxicos nem pragas. Experimente e você poderá usufruir de boa saúde consumindo alimentos saudáveis e fresquinhos na hora que você quiser. E você ainda estará auxiliando na preservação da natureza retirando de circulação objetos de plástico que poderiam estar poluindo a natureza entupindo bueiros e poluindo os rios, sem pensar que eles na natureza levam muitos anos para se desmancharem.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.