Menu

Serviços

Atualizado em 22 de junho de 2011, às 19:30 por Stéfany Leitão
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Horta em sua Casa – Como fazer

Horta em sua casa Horta em sua Casa   Como fazer

Verduras­­ e temperos fresquinhos e vistosos, economia e alimentos de qualidade. Estas são apenas algumas das vantagens de possuir uma horta em casa, mas se você já está pensando que não tem espaço suficiente, não se desespere! A horta pode ser feita em um cantinho onde receba luz do sol por apenas algumas horas do dia, e se você mora em apartamento ainda pode cultivá-la em um vaso na sua varanda.

Confira as dicas:

A Mini-horta pode ser feita em uma jardineira, cachepô ou vaso, que normalmente são produzidos em argila, cerâmica, metal ou vidro. Se preferir, a mini-horta ainda pode ser feita em canaletas de cimento ou tubos de PVC, neste caso você precisa recortar a parte superior e fixar em uma base ou parafusá-lo diretamente na parede. Não se esqueça de fazer alguns furos na parte inferior do tubo para que a água saia e não encharque a terra. Quaisquer dos locais escolhidos para o plantio devem ter no mínimo 20 cm de profundidade. E lembre-se, a horta deve receber sol direto pelo menos algumas horas do dia, por isso em apartamentos os melhores locais são as sacadas e a área de serviço.

Horta em sua casa1 Horta em sua Casa   Como fazer

1º passo: encha um terço do vaso com pedriscos ou argila expandida e para facilitar a drenagem, os vasos devem ter furos no fundo.

2º passo: imagine que o vaso foi divido em 4 partes, 1 parte deve ser preenchida de composto orgânico (Feito com esterco curtido de animais e restos de vegetais.), 2 de terra comum e 1 de húmus, encha-o quase até a borda e depois espalhe um pouco de areia.

3º passo: se for plantar temperos, posicione-os de maneira intercalada, na forma de triângulo. Para hortaliças podem ser usadas mudas ou sementes, neste caso siga as instruções da embalagem. No caso das mudas, finque estacas para auxiliar o crescimento vertical. Regue em seguida e depois pelo menos uma vez ao dia, se morar em uma região quente, regue duas vezes ao dia até que as mudas nasçam. Se desejar coloque plaquinhas com os nomes em cada um dos pezinhos de ervas.

Horta em sua casa2 Horta em sua Casa   Como fazer

Os Canteiros são indicados se você possui uma área disponível maior. Devem ser de fácil acesso, a terra deve ser plana ou levemente inclinada, estar fofa e bem solta, o que pode ser facilmente obtido ao remexer o solo com enxada ou pá. O local deve possuir no máximo 1,20m, ter água próximo e ser afastado a no mínimo 5 metros de privadas ou esgotos.

1º passo: Se o seu solo possui as condições citadas acima misture o composto orgânico usando o ancinho (Ferramenta usada pra juntar folhas secas, limpar gramados e recolher pedras.) para alisar e dar forma arredondada.

2º passo: Marque os espaçamentos e posicione as mudas de maneira intercalada para evitar a erosão. No caso de sementes misture-as com areia e espalhe com a mão sobre os sulcos do canteiro da forma mais uniforme possível. Regue em seguida e depois pelo menos uma vez ao dia, se morar em uma região quente, regue duas vezes ao dia até que as mudas nasçam.

Dependendo do seu espaço disponível, podem ser feitos vários vasinhos ou canteiros, cada um com uma erva ou hortaliça diferente.  Na hora da escolha das variedades que serão plantadas, verifique as melhores para cada estação do ano, assim você pode fazer um calendário de épocas de plantio. E se suas plantas forem atacadas por pragas use apenas receitas naturais para combatê-las.