Menu

Saúde

Atualizado em 2 de maio de 2011, às 17:13
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Hormônios: Alimentos que Equilibram

AlimentosqueEquilibram Hormônios: Alimentos que Equilibram

Alguns alimentos aliados à prática de exercícios podem ajudar na manutenção do equilíbrio hormonal de seu corpo.

Manter uma quantidade de hormônios controlada no corpo é algo fundamental para a saúde e bem-estar. Algumas pessoas costumam sofrer de sérios problemas hormonais e desenvolvem uma série de sintomas típicos desse problema. Nas mulheres as reações são mais freqüentes devido ao ciclo menstrual.

Ao longo de sua vida a mulher constata uma série de mudanças no seu corpo, desde o desenvolvimento do seu sistema reprodutor até a última menstruação. A chegada da menopausa costuma causar uma pausa na produção de hormônios, o que pode causar estresse, calorões e perda do desejo sexual. Os sintomas da menopausa se manifestam em diferentes intensidades, mas na maioria das vezes a mulher opta por tratamento.

Já ficou comprovado que o tratamento hormonal a base de medicamentos pode prejudicar a saúde e impulsionar doenças severas, por isso outras formas estão sendo estudadas para melhorar a condição da mulher durante o período da menopausa. Uma das formas eficientes de reverter o quadro e inovando o cardápio alimentar.

Assim inclua em seu dia-a-dia:

- Soja, que é semelhante ao estrógeno, capaz de preveni a TPM e alguns tumores.

- Carnes, laticínios e ovos, pois formam os hormônios insulina e GH.

- Consuma alimentos ricos em cálcios para evitar sintomas típicos da carência de hormônios.

- Peixes e frutos do mar, porque possuem iodo que é essencial para produzir hormônio da tireóide.

- Oleaginosas, que produzem estrógeno, progesterona e cortisol.

- Frutos, vegetais e grãos, que ajudam na composição de todos os hormônios. Principalmente a linhaça e as frutas antioxidantes costumam fazer a diferença na dieta.

As pessoas que buscam o equilíbrio hormonal não podem exagerar no consumo de carnes gordurosas. Evite também consumir grandes quantidades de alimentos e procure fracionar a alimentação de maneira saudável.

O sal em excesso e os alimentos industrializados não são bem vindos numa alimentação que procura estabelecer o equilíbrio hormonal.

No entanto, mediante a um diagnóstico de disfunção hormonal, será preciso o uso remédios sob prescrição médica. Então compareça um especialista e avalie o seu caso com cuidado.

Viva em dia com seus hormônios!

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.