Menu

Brasil

Atualizado em 5 de abril de 2010, às 23:53 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Homofóbico Significado

homofóbico significado Homofóbico Significado

O homofóbico é uma espécie de indivíduo que tem repulsa a homossexuais, sente-se incomodado com a presença dessas pessoas. Esse tipo de comportamento tem gerado polêmica dentro da sociedade, afinal, estamos tratando de uma espécie de preconceito que causa muita dor e sofrimento em quem é discriminado.

Os homossexuais são pessoas que gostam de indivíduo do mesmo sexo, podendo ter relacionamentos instáveis e sentir atração pelo parceiro (a). Normalmente os indícios dessa opção começam a se manifestar na adolescência, quando o jovem começa a notar que suas preferências são diferentes do que a sociedade considera convencional. O processo para o indivíduo aceitar sua condição é demorado, afinal, ele está ciente dos julgamentos que sofrerá e o quanto as pessoas conservadoras vêem com maus olhos o homossexualismo.

A raiz do comportamento homofóbico está na Idade Média, quando a Igreja Católica passou a dominar o mundo e começou a condenar qualquer tipo de relacionamento homossexual. As pessoas que tinham uma opção sexual diferente foram perseguidas pela Santa Inquisição. Depois desse período, não houve paz para a vida dos homossexuais, eles continuaram a ser marginalizados por uma sociedade hipócrita que atravessou décadas mantendo essa visão ultrapassada. Durante a segunda Guerra Mundial a homofobia também prevaleceu, tanto que os nazistas capturaram homossexuais e enviaram para campos de concentrações.

O significado da homofobia foi criado em 1971 pelo psicólogo George Weinberg. O medo de homossexuais é irracional e motivado por uma sociedade que ainda vive a mercê do preconceito. O comportamento homofóbico é expresso em diversas manifestações pelo mundo e gera polêmica em um contexto social que procura diminuir a discriminação. Os estudos sobre homofobia revelam que esse pensamento tem os mesmos motivos do racismo, sendo condenado por uma sociedade convencional que não aceita as diferenças.

As causas da homofobia não são recentes, elas ganharam forma ao longo do tempo devido à incapacidade do ser humano em aceitar as diferenças e conviver pacificamente. Insultos, gestos obscenos, agressões e até mesmo assassinatos são algumas das conseqüências da homofobia. No Brasil, as manifestações homofóbicas continuam intensas, definidas como uma epidemia nacional. O nosso país registra o maio índice de assassinatos de homossexuais no mundo.

As buscas por soluções para a homofobia continuam intensas, grupos que defendem os homossexuais se manifestam para combater o preconceito. O Brasil está longe de se livrar definitivamente dos estereótipos maldosos que aqui se moldaram, mas ainda há uma chance.

Conteúdo avaliado com média: