Homofóbico Significado

PUBLICIDADE

O homofóbico é uma espécie de indivíduo que tem repulsa a homossexuais, sente-se incomodado com a presença dessas pessoas. Esse tipo de comportamento tem gerado polêmica dentro da sociedade, afinal, estamos tratando de uma espécie de preconceito que causa muita dor e sofrimento em quem é discriminado.

Homofóbico Significado

Os homossexuais são pessoas que gostam de indivíduo do mesmo sexo, podendo ter relacionamentos instáveis e sentir atração pelo parceiro (a). Normalmente os indícios dessa opção começam a se manifestar na adolescência, quando o jovem começa a notar que suas preferências são diferentes do que a sociedade considera convencional. O processo para o indivíduo aceitar sua condição é demorado, afinal, ele está ciente dos julgamentos que sofrerá e o quanto as pessoas conservadoras vêem com maus olhos o homossexualismo.

A raiz do comportamento homofóbico está na Idade Média, quando a Igreja Católica passou a dominar o mundo e começou a condenar qualquer tipo de relacionamento homossexual. As pessoas que tinham uma opção sexual diferente foram perseguidas pela Santa Inquisição. Depois desse período, não houve paz para a vida dos homossexuais, eles continuaram a ser marginalizados por uma sociedade hipócrita que atravessou décadas mantendo essa visão ultrapassada. Durante a segunda Guerra Mundial a homofobia também prevaleceu, tanto que os nazistas capturaram homossexuais e enviaram para campos de concentrações.

PUBLICIDADE

O significado da homofobia foi criado em 1971 pelo psicólogo George Weinberg. O medo de homossexuais é irracional e motivado por uma sociedade que ainda vive a mercê do preconceito. O comportamento homofóbico é expresso em diversas manifestações pelo mundo e gera polêmica em um contexto social que procura diminuir a discriminação. Os estudos sobre homofobia revelam que esse pensamento tem os mesmos motivos do racismo, sendo condenado por uma sociedade convencional que não aceita as diferenças.

O que leva a Homofobia?

As causas da homofobia não são recentes, elas ganharam forma ao longo do tempo devido à incapacidade do ser humano em aceitar as diferenças e conviver pacificamente. Insultos, gestos obscenos, agressões e até mesmo assassinatos são algumas das conseqüências da homofobia. No Brasil, as manifestações homofóbicas continuam intensas, definidas como uma epidemia nacional. O nosso país registra o maio índice de assassinatos de homossexuais no mundo.

As buscas por soluções para a homofobia continuam intensas, grupos que defendem os homossexuais se manifestam para combater o preconceito. O Brasil está longe de se livrar definitivamente dos estereótipos maldosos que aqui se moldaram, mas ainda há uma chance.

Leia também:

1 comentário

  • Eu não gosto de pessoas que recriminam as pessoas por que tem problema sexual. Eu não sabia que homofobia era crime e também não sabia o significado desta palavra. As pessoas tem que ter consciência que a vida de um cidadão é dele e minguem tem nada com isso. Essas pessoas já sofrem com o preconceito a bi surdo, das pessoas.E U SOU A FAVOR DA LEI QUE A PESSOA VIVE DO JEITO QUE QUER, NÃO ROUBANDO NÃO SENDO CORRUPTO TENDO CARÁTER, JÁ É O SUFICIENTE.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.