Bem Estar

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo – Sintomas e tratamento

Por Redacao

Hoje elaboramos um conteúdo importante relacionado ao hipotireoidismo e hipertireoidismo – Sintomas e tratamento. A tireóide é uma glândula endócrina muito importante para o funcionamento harmônico do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 e T3 estimulam o metabolismo, isto é, o conjunto de reações necessárias para garantir todos os processos bioquímicos do organismo. Os principais distúrbios da tireóide são hipotireoidismo, a baixa ou nenhuma produção de hormônios, e o hipertireoidismo, a produção excessiva de hormônios, doença que são mais constantes nas mulheres do que nos homens.

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo - Sintomas e tratamento (Foto: Divulgação)
Hipotireoidismo e Hipertireoidismo – Sintomas e tratamento (Foto: Divulgação)

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo – Sintomas e tratamento

hipotireoidismo e hipertireoidismo – Sintomas e tratamento são problemas sérios e requerem um cuidado especial, acompanhamento médico para que os efeitos da medicação também sejam acompanhados bem de perto. Abaixo, separamos alguns sintomas e também como funciona a doença no corpo.

Leia mais informações sobre: Hipotireoidismo também afeta homens

Sintomas

Sintoma da hipotireoidismo: cansaço, depressão, adinamia, pele seca e fria, prisão de ventre, diminuição da frequência cardíaca, decréscimo da atividade cerebral, voz mais grossa como a de um disco em baixa rotação, mixedema, diminuição de apetite, sonolência, reflexos mais vagarosos, intolerância ao frio e alterações menstruais e na potência e libido dos homens.

Dor de cabeça, por exemplo, é um sintoma comum (Foto: Divulgação)
Dor de cabeça, por exemplo, é um sintoma comum (Foto: Divulgação)

Sintomas do hipertireoidismo: hiperativação do metabolismo, nervosismo e irritação, insônia, aumento da frequência cardíaca, intolerância ao calor, sudorose abundante, taquicardia, perda de peso resultante de queima de músculos e proteínas, tremores, olhos saltados, bócio e comprometimento da capacidade de tomar decisões equilibradas.

Causas

 

É preciso ficar atento ao sintomas da doença (Foto: Divulgação)
É preciso ficar atento ao sintomas da doença (Foto: Divulgação)

As causas do hipotireoidismo, a Tireoidite de Hashimoto, é uma doença auto-imune que provoca a redução gradativa da glândula; falta ou excesso de iodo na dieta.

Leia mais informações sobre: Problemas mais comuns da tireoide: quais são

Hipertireoidismo

Já o hipertireoidismo, que é uma doença grave e hereditária que se caracteriza pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva dos hormônios tireoidianos; bócio com nódulos que produzem hormônios tireoidianos sem a interferência do TSH, hormônio produzido pela hipófise.

Remédios específicos ajudam a tratar o problema (Foto: Divulgação)
Remédios específicos ajudam a tratar o problema (Foto: Divulgação)

O tratamento dos dois casos deve ser introduzido assim que o problema for constatado e depende da avaliação das causas da doença em cada paciente.
No caso do hipotireoidismo, é preciso começar de preferência na fase subclínica com a reposição do hormônio tireoxina que a tireóide deixou de produzir. Na maioria dos casos a doença não regride, e os medicamentos devem ser tomados por toda a vida, porém os resultados são muito bons.

No hipertireoidismo, o tratamento pode incluir medicamentos, iodo radioativo e cirurgia, porém depende das características e causas da doença. O tratamento devem começar logo e ser prescrito principalmente na terceira idade a fim de evitar a ocorrência de arritmias cardíacas, hipertensão, fibrilação, infarto e osteoporose.

Recomendado para você
Bem Estar

Espelhos Para Salão De Beleza Preços, Onde Comprar

Bem Estar

Como Fazer uma Dieta Corretamente

Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Festa Junina em Pernambuco 2017 – Programação de Shows

Comentários
  1. ruth disse:

    bom,sou portadora desta infeliz doenca, que avanca sem que a pessoa saiba que possui..
    descobrir porque em 45 dia tive um aumento de peso de 7 kilos fiquei apavorada.
    ate hoje sofro com isso,se nao tomo os remedio la vai o ponteiro da balanca, isso sem falar que nao tenho apetite de comer nada, mesmo assim fico uma bola.
    nao desejo nem a um cao …
    sem falar do mau humor.depre. barriga grande como se vc tivesse comido um boi.
    esse site e maravilhoso para que muitas pessoa fique atento a cada mudanca de seu corpo.
    e ate para conhecer que tipo de tiriode vc tem e como saber lidar com ela.. porque ela nao dorme,,

  2. Fabiana disse:

    Olá!
    Gostaria de pedir ajuda, para saber que tipo de alimentos ajuda e quais os atrapalham no tratamento da tiróide.
    Pois tenho problemas com a minha, tomo comprimido de 150 mg de Eutyrox todos os dias em gejum e muitas vezes parece como se não estivesse fazendo nenhum tratamento.
    Por favor, poderiam me ajudar?
    Desde ja agradeço .

    Fabiana

  3. wilma santos disse:

    bom,gostaria de saber sw existe um tratamento natural para se controlar a tiroide

  4. Izabel santana disse:

    Gostaria de saber se o mesmo medicamento para a hipotirieoidismo é o mesmo para a hipertirieoidismo

  5. Graça Nogueira disse:

    Tenho 61 anos, a completar 62 em maio p. próximo. Fiz exame de sangue e deu uma alteração no T4 livre – 1,02 ng/dl – hipotiroidismo. Não entendi bem o problema. Gostaria de saber o que representa, que médico ir, que tratamento fazer?
    Aguardo retorno.

  6. SONIA disse:

    OI… MINHA FILHA TEMO HIPOTIREOIDISMO, TOMA O EUTIROX 25, FOI DESCOBERTO QUANDO FEZ O TESTE DO PEZINH, DESDE ENTAO ELA TOMA O REMEDIO E FAZ EXAMES PERIODICOS, HJ ELA ESTA COM 5 ANOS, MAS PORINCRIVEL QUE PAREÇA OS SINTOMAS QUE ELA APRESENTA É DO HIPERTIREOIDISMO, IRRITAÇAO, NERVOSISMO, PERDA DE PESO CFACILIDADE, INSONIA, APETITE EM EXCEÇO, NAO TOLERA O CALOR, AUMENTO DA FREQUENCIA CARDIACA, SUDORESE, TAQUICARDIA, TREMORES NAS MAOS E TEM TAMBEMOS OLHOS SALTADOS, JA PROCUREI SABER COM A MEDICA QUE ACOMPANHA ELA DESDE O NASCIMENTO QUANDO FOI DESCOBERTO O HIPOTIREOIDISMO, MAS ELA DISSE QUE NAO TEM NADA HAVER, ISSO MEDEIXA CONFUSA, POR FAVOR TIRE MINHAS DÚVIDAS… OBRIGADA!

  7. Eduarda disse:

    Obrigado esse site ajudou a descobrir uma doença grave que uma peessoa da nossa familia pode ter.

  8. Anne Rose disse:

    Há mais de dois anos descobri ser portadora de hipertereoidismo. Não pude fazer a cirurgia porque tive problemas cardíacos, então o médico aconselhou a iodoterapia. Emagreci demais, apesar de comer muito o dia inteiro. Agora em fevereiro, faz um ano que fiz a iodoterapia e aos poucos a doença se transformou em hipotereoidismo. Tive um aumento de peso absurdo, apesar de sempre ter sido muito magra, mas os sintomas do hipertereoidismo não mudaram. Tenho muita irritação, intestino solto, insônia, olhos esbugalhados e etc. Tomo diariamente, em jejum, Levoid 88 mg, e gostaria de saber se algum dia esses sintomas vão acabar e se meu peso voltará ao normal.
    Obrigada.

  9. ivanoe gomes da silva disse:

    tenho hipotiroidismo,tomo uma capsula por dia do tyroplus n3..(l tiroxina-180mcg , l iotironina 45 mcg) , as farmacias não estão manipulando mais: o que eu faço ? existe um substituto?…muito obrigado.

  10. silvia maria disse:

    Queria muito saber se é possível o exame de sangue dar totalmente normal e se ter todos os sintomas de hipotireoidismo, o que é o meu caso . Obrigada

  11. Rosilene disse:

    Olá,
    Tenho 20 anos, e há 6 fui diagsonticada com hipotireoidismo. Me falta hormonio para o crescimento. Hoje tenho 1,49 de altura, e só cheguei a esta estatura graças a um hormonio que me era injetado, pois é eu poderia ser ainda menor. O que me deixa triste é que poderia ter dado continuidade ao tratamento para obter resultados mais positivos, so que infelizmente o custo do tratamento é altíssimo, e o orgão pulblico que me beneficiava so assistiu o tratamento até meus 15 anos.

  12. Cida disse:

    Gostaria de saber se o remédio levoid25 não está sendo + fabricado? será q alguém pode me tirar essa dúvida!

  13. ROSILEIDE disse:

    EU TOMO LEVOID25 E SIBULTRAMINA DE 25 E NAO CONSIGO EMAGRECER QUANDO TOMO FICO ME SENTINDO MAL EU Ñ SEI MAS O Q FAÇA PQ EU TENHO 31 ANOS E PESO 106KG E EU FICO MTO TRISTE COM TUDO ISSO.

  14. joanita disse:

    meu medico suspeita de que eu tenha hipertirioidismo to triste e um pouco assustada,,,,,,,

  15. zania disse:

    olha fica assim nao o bom que voçe ta descobrindo sedo, e eu que atacou sem eu saber o que era, tive que procurar o que tinha no meu corpo

  16. alessandra ferreira rocha divino disse:

    ola meu filho tem 4 anos descobrir q ele tem a tireoide des do 1 ano ate hoje nao conseguir abaixar a tireoide dele qual seria a melhor maneira

  17. edynalva disse:

    ter uma doença como essa , já é melhor morrer msmo di uma vêz

  18. miriam rolim disse:

    Sempre que tenho uma dúvida,venho nesta página…PARABÉNS

  19. leandra disse:

    meu exame deu 15.1 quer dizer o que tenho hipotireoidismo

  20. simone disse:

    tenho sintomas dos dois casos,mas sem perda de peso e sim aumento do peso e muita queda de cabelo e dores musculares diariamente. E menstruação um mes inteiro e dois não. Qual meu caso?

  21. MTJac disse:

    Simone, indicamos que você consulte um médico. Boa sorte!

  22. Celia Machado de Oliveira disse:

    Só tenho a racomendar e agradecer as informações prestadas neste site; valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!

  23. mara disse:

    se eu tomar iodo regula o ipotiroidismo??

  24. gostei muito de saber mas sobre hipertiroidismo as causas em Adultos e crianças

  25. claric disse:

    quero que me oriente como devo lidar com pessoas que tem hipotireoidismo, e com relação a alimentação também e qdo a mesma e anciosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *