Herpes Zoster também pode afetar crianças

PUBLICIDADE

O que é o Herpes Zoster

O Herpes Zoster vem da reativação do vírus da Varicela. Primeiramente, a pessoa se infecta com o vírus e desenvolve a varicela, ou seja, catapora. Surgem os sinais e sintomas característicos, que são cansaço, mal estar, dor de cabeça, aparecimento de lesões avermelhadas na pele, febre, coceira nas lesões, evoluindo, posteriormente, para a cura. Essa doença é muito frequente em crianças, sendo que pode ser muito mais complicada quando ocorre em adultos.

Após anos da primeira infecção, o vírus ainda permanece no organismo e pode se reativar, causando novos sinais e sintomas. Porém, quando isso ocorre, os sinais e sintomas são locais, diferente da primeira apresentação da varicela.

PUBLICIDADE

Nesse segundo momento é comum apresentar febre, dor de cabeça, mal estar, dor local intensa, formigamento, calor na região afetada, queimação e aparecimento de pequenas bolhas vermelhas. Esses sinais se localizam em uma linha do corpo, que corresponde a uma raiz nervosa. O vírus tem avidez por nervos, e, por isso, segue as raízes nervosas, formando uma linha de bolhas avermelhadas no corpo, característica da doença. O local mais acometido é o tórax.

Geralmente ataca os nervos que ficam entre as costelas, em direção horizontal, e o nervo trigêmeo da face, a partir da orelha. Os sintomas podem durar de quatro a seis semanas, mas a dor permanece por muito tempo, meses ou até anos.

A infecção na criança

O Herpes Zoster é mais comum nos adultos. Acometendo pessoas com a imunidade baixa, como portadores de HIV ou tumores. Porém, crianças também podem apresentar essa manifestação viral. Quando isso ocorre é importante investigar a causa, que pode ser, também, baixa imunidade.

Diagnóstico

Para fazer o diagnóstico, o médico leva em conta, principalmente, o quadro clínico epidemiológico. Laboratorialmente o vírus pode ser isolado das lesões vesiculares durante os primeiros 3 a 4 dias de aparecimento da erupção.

PUBLICIDADE

Tratamento

Não existe um tratamento imediato para esse tipo de Herpes. Os medicamentos são dirigidos para a diminuição da etapa aguda que normalmente dura uma semana. Para isso, é usado xarope ou comprimidos que têm capacidade de diminuir notavelmente a duração dos sintomas.

Porém, é importante lembrar que se não excluir a causa, que normalmente é a baixa imunidade, a doença pode se manifestar repetidas vezes ao longo de toda a vida do indivíduo.

Existem cremes antivirais, mas eles não são efetivos contra a doença. Em alguns casos pode ser necessário o uso de antibióticos, quando a risco de outras infecções.


Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.