Menu

Saúde

Atualizado em 7 de novembro de 2012, às 7:49 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Herpes: formas de contágio

O herpes é uma infecção viral muito comum em nosso meio. Conheça mais sobre as formas de contágio do herpes.

É difícil encontrar uma pessoa que nunca ouviu falar sobre herpes. Mesmo sendo uma infecção muito comum, poucas pessoas sabem como se prevenir contra o problema. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre as formas de contágio do herpes.

Saiba como o herpes zoster pode afetar as crianças.

536693 O beijo é uma das formas de contágio do Herpes. Foto divulgação Herpes: formas de contágio O beijo é uma das formas de contágio do Herpes. (Foto divulgação)

 Conhecendo mais sobre o herpes

O herpes é uma infecção causada pelo vírus e tem como manifestação principal, a presença de vesículas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo. Apesar disso, essa doença costuma surgir nos lábios e atinge um grande número de indivíduos da nossa população. Vale ressaltar que depois que o indivíduo teve contato com o agente causador do problema, ele o terá pelo resto da vida. Isso porque o vírus fica incubado no organismo da pessoa afetada e volta a manifestar sintomas quando ocorre queda da resistência imunológica.

Conheça os tipos de vírus causador da doença

Existem dois tipos de vírus que causam herpes. O primeiro é mais comum e não tem cura, sendo assim, aparece de vez em quando; e um segundo tipo que ocasiona o herpes zoster. Este, geralmente, só manifesta a doença uma vez, deixando a pessoa imune.

Independente do tipo do vírus, ambos causam dor intensa, porém o herpes zoster provoca mais sintomas, por destruir o nervo onde se aloja. Após, manifestada a doença, a dor pode persistir por meses, tempo suficiente para que o nervo se regenere. Por outro lado, o herpes simples é mais contagioso e pode se desenvolver nos lábios, nos órgãos genitais e, até mesmo, nos olhos, podendo levar à cegueira.

536693 Diante de qualquer alteração na pele busque a orientação de um especialista. Foto divulgação Herpes: formas de contágio Diante de qualquer alteração na pele, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

 Saiba quais são as formas de contágio do herpes

O herpes é uma doença muito comum em nosso meio. Porém, é possível evitar o problema, conhecendo as formas de contágio.

  • Beijo – essa é a forma de contágio mais fácil. Isso porque a transmissão pode ocorrer mesmo que a outra pessoa não apresente nenhuma ferida no lábio ou na boca. Sendo assim, basta que a pessoa seja portadora para transmitir o vírus causador da doença.
  • Utensílios domésticos, como talheres e copos – entrar em contato com utensílios que a pessoa portadora usou é outra forma de contágio. Além disso, a pessoa também pode adquirir a doença, estando no mesmo ambiente que a pessoa contaminada.

Além das formas de contágio, algumas situações podem colaborar com a manifestação da doença, por colaborarem a diminuição da resistência imunológica. Conheça abaixo quais são elas.

  • Exposição colar;
  • Estresse;
  • Fadiga;
  • Cigarro;
  • Bebida alcóolica.

    536693 O Herpes simples aocmete principalmente os lábios. Foto divulgação Herpes: formas de contágio O Herpes simples acomete, principalmente, os lábios. (Foto: divulgação)

Como foi visto anteriormente, o herpes é uma infecção muito comum entre as pessoas. Após conhecer algumas formas de contágio do herpes, fique atento e previna-se do problema.

Saiba por que é essencial realizar o papanicolau.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.