Hepatite B – causas, tratamento

PUBLICIDADE

A hepatite B é uma doença séria e que necessita de tratamento imediato. Confira neste post as causas, sintomas e tratamento para o problema.

Hepatite B (Foto: Divulgação)

Hepatite B

O principal responsável pela doença é o HBV, um vírus DNA da família Hepdnaviridae, o contágio resulta na inflamação das células hepáticas do portador. Outros fatores que podem levar a ter a doença, são medicamentos e consumo abusivo de bebidas alcóolicas.

E também, o contato com sangue ou secreções, seringas compartilhadas, relações sexuais sem camisinha, são as maneiras mais comuns, para que haja o transporte do vírus resultando na doença. Mulheres contaminadas podem contaminar seus bebês na hora do parto.

PUBLICIDADE

Sintomas

Falta de apetite, mal estar, falta de ar, gosto amargo na boca, dores no corpo e febre são os sintomas iniciais que acabam por desencadear a icterícia ou pele amarelada, urina escura, fezes claras, sangramento no estômago ou esôfago, vermelhidão na palma das mãos e muita coceira no corpo. O período de encubação, ou seja, tempo em que o vírus se manifesta é de 90 a 180 dias. Sendo assim, em 99% dos casos, após seis semanas está imune.

Existem casos de pessoas que desenvolvem a hepatite B crônica, que é mais comum entre pessoas que abusam das bebidas alcóolicas, crianças, bebês e aqueles com sistema imunológico comprometido. Fato importante, é que os sintomas da hepatite B crônica, são muito mais amenos, mesmo o vírus atacando severamente o fígado.

Se não tratada, a Hepatite B pode transformar-se em cirrose, falência do fígado ou câncer, levando a morte.

Gamaglobulina hiperimune-anticorpo específico contra a hepatite B (Foto: Divulgação)

Diagnóstico e Tratamento

Um relatório deve ser feito pelo médico, contando exatamente tudo o que sente, e desde quando os sintomas começaram a aparecer. Ele também deve examinar os olhos, pele e abdômen. Por meio de coleta de sangue ou biópsia do fígado é feito o diagnóstico da doença.

PUBLICIDADE

Não há maneira de combater o vírus após o contágio, na verdade, medicamentos são utilizados para amenizar os sintomas, e fica proibida a ingestão de remédios sem prescrição médica. Para aqueles que desenvolveram a versão crônica da doença o cuidado é para que o quadro não evolua.

Prevenção

A melhor maneira de evitar o contágio, é usando preservativo, não utilizando a mesma agulha, equipamentos não esterilizados em sessões de tatuagem ou seja qual for o procedimento, e vacinar os bebês também é importante.

PUBLICIDADE
As crianças devem estar com a vacina em dia (Foto: Divulgação)

Se os cuidados não forem tomados, e a pessoa for exposta a situações de risco, é preciso vacinar-se com gamaglobulina hiperimune (anticorpo específico contra a hepatite B) o mais rápido possível.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.