Menu

Saúde

Atualizado em 18 de abril de 2012, às 7:14 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Hemofilia: o que é, como tratar

Conheça mais sobre essa doença relacionada a distúrbios na coagulação sanguínea. Veja também como tratar esse problema e evitar complicações.
429535 desmistifique a hemofilia Hemofilia: o que é, como tratarA hemofilia é causada por um distúrbio na coagulação do sangue.

A hemofilia é causada por um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo, quando cortamos uma parte do nosso corpo, existem algumas proteínas que são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento dos tecidos, esses agem para estancar o sangue. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia não possuem essas proteínas, por isso sangram mais do que o normal.

Tipos de Hemofilia

  • Hemofilia A: é o tipo mais frequente de distúrbio da coagulação. Trata-se de uma deficiência recessiva ligada ao sexo, do fator VIII da coagulação. Ainda representa 85% dos casos divulgados internacionalmente (segundo a Organização Mundial da Saúde- OMS);
  • Hemofilia B: ocorre devido a deficiência do fator IX da coagulação. Os dados clínicos são parecidos com os da hemofilia do tipo A.
429535 blood 6 Hemofilia: o que é, como tratarExistem diversos tratamentos de reposição de fatores da coagulação.

Principais causas

Existem vários fatores que agem na coagulação sanguínea em uma sequência determinada. No final dessa sequência é formado o coagulo e o sangramento é contido. Para uma pessoa com hemofilia, um desses fatores não funciona. Dessa forma, o coagulo não é formado e o sangramento não para.

A hemofilia é causada por uma mutação genética do material cromossômico. Esse material é uma estrutura em forma de fita que permanece dentro das células humanas e que possuem as informações genéticas que são passadas de gerações em gerações. O gene que causa hemofilia está localizado no cromossomo X.

Como tratar a Hemofilia

O tratamento da hemofilia é baseado na administração de fatores que facilitam a coagulação, e tem por objetivo alcançar os níveis adequados para evitar as hemorragias. Veja algumas situações que ajudam a repor o fator de coagulação que está baixo ou até mesmo ausente:

Terapia preventiva ou profilática: o paciente hemofílico pode passar por terapia de reposição regularmente, para prevenir os sangramentos;

Terapia por demanda: o paciente ainda pode necessitar somente dessa terapia de reposição para interromper algum tipo de sangramento que ocorrer. Esse tratamento é chamado de terapia por demanda.

429535 1 Hemofilia: o que é, como tratarAs crianças evitam o tratamento. Por isso os pais precisam ficar atentos.

É importante saber que para todos os tipos de hemofilia o tratamento do sangramento deve ser rápido para que não ocorram danos maiores. Para as crianças é importante que os familiares consigam identificar rápidos os sinais do sangramento do hemofílico. Os pequenos algumas vezes ignoram os sinais para evitar o tratamento que é desconfortável. Por isso é importante que os pais fiquem atentos.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.