Menu

Empregos

Atualizado em 2 de agosto de 2012, às 6:20 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Habilidades que mais faltam no mercado de trabalho

O mercado de trabalho exige cada vez mais qualificações e especificidades. Conheça as habilidades que mais faltam no mercado de trabalho.

Muitas pessoas se queixam da falta de oportunidade no mercado de trabalho e muitas vezes culpam a falta de vagas de emprego como a causa do problema. A verdade é que o mundo dos negócios requer cada vez mais um número maior de aptidões e especificidades do trabalhador, e uma boa parcela da população acaba não estando preparada para atender esse público exigente. Confira quais as habilidades que mais faltam no mercado de trabalho e saiba exatamente onde melhorar o currículo.

Saiba quais empregos estão em alta em 2012.

496125 O mercado necessita de profissionais com múltiplas habilidades. Habilidades que mais faltam no mercado de trabalho O mercado necessita de profissionais com múltiplas habilidades.(Foto: Divulgação)

Habilidades gerais

Línguas

Com a globalização as empresas necessitam, cada vez mais, de profissionais que detenham o conhecimento de mais de um idioma. Atualmente o inglês é a língua do mundo dos negócios, porém o indicado é dominar mais duas ou três línguas.

Comunicação

Saber trabalhar em equipe, expressando suas ideias de forma clara e objetiva e construindo bons relacionamentos profissionais é importantíssimo, e infelizmente é uma das habilidades que estão em falta no mercado de trabalho.

Gerenciamento de equipe e liderança

A imaturidade e a falta de preparo para assumir responsabilidades como o gerenciamento de uma equipe, pode comprometer todo o trabalho. Pessoas jovens estão, cada vez mais, assumindo cargos de liderança sem o preparo necessário, o que é preocupante.

Organização

A falta de organização, não apenas do local de trabalho, mas principalmente do gerenciamento do tempo é imprescindível. Saber organizar o dia de maneira eficiente ajuda substancialmente com os negócios da empresa.

496125 Habilidades gerais e específicas podem fazer toda a diferença. Habilidades que mais faltam no mercado de trabalho Habilidades gerais e específicas podem fazer toda a diferença.(Foto: Divulgação)

Habilidades específicas

Financeiro e orçamental

O aumento da procura por profissionais capazes de controlar as finanças e o orçamento de forma eficiente é fácil de ser percebido. Infelizmente os profissionais que detém essas qualidades ainda são escassos.

Tecnologia da Informação

As empresas necessitam de profissionais que dominem JAVA, NET, C++ e outras peculiaridades específicas da área de TI. É uma boa opção de curso para fazer, pois o profissional que se preocupa em se manter atualizado, dificilmente ficará desempregado.

Conhecimento em sustentabilidade

Em um mundo cada vez mais preocupado com as questões ambientes, o profissional que detém conhecimento em sustentabilidade, principalmente nos setores de energia e construção, ainda são poucos.

Pesquisa e desenvolvimento

As companhias dos mais diversos ramos se interessam por profissionais capacitados, a fim de investirem na área de pesquisas. Entretanto esse tipo de funcionário ainda é difícil de ser encontrado.

Assistência médica

A expectativa de vida da população mundial está aumentando, e com isso também aumenta a demanda de assistência médica. Atualmente, em várias regiões do país, o serviço oferecido é insuficiente para atender toda população.

Confira quais áreas de trabalho estão em alta.

496125 Se capacitar e manter se atualizado é certeza de emprego. Habilidades que mais faltam no mercado de trabalho Se capacitar e manter-se atualizado é certeza de emprego.(Foto: Divulgação)

A falta de profissionais qualificados com algumas das aptidões exigidas pelo mercado de trabalho continua sendo uma das principais causas dos atuais índices de desemprego. Se preocupar com o desenvolvimento de determinadas habilidades é garantir uma vaga no mercado de trabalho.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.