Gripe: Sintomas Da H1N1

PUBLICIDADE

Mais uma vez o assunto é a gripe H1 N1, pois o Ministério da Saúde divulgou, que o vírus Influenza A (H1N1), causador da doença que ficou conhecida como gripe suína, circula livremente no Brasil. Isso indica que é possível se contaminar sem sair do país ou ter tido contato com pessoas que viajaram.

Gripe H1N1 pode matar (Foto: Divulgação MdeMulher)
Gripe H1N1 pode matar (Foto: Divulgação MdeMulher)

 

O que difere a H1N1 da gripe comum

A maior diferença entre as duas doenças é que o vírus H1N1 tem afetado pessoas mais jovens. Internações de idosos com pneumonia no inverno por causa de gripe são comuns, mas o que está acontecendo agora é um número maior de pacientes mais jovens hospitalizados em decorrência do H1N1. Já a população com mais idade parece ter uma espécie de resistência natural ao novo vírus, talvez, por ter tido contato anterior com cepas parecidas. É importante compreender proporção da gripe no país e saber quais as orientações do Ministério da Saúde para as pessoas que apresentam sintomas de gripe H1N1. Observe abaixo as instruções mais eficazes sobre o problema.

PUBLICIDADE
A vacina contra a gripe H1N1 é reforçada todos os anos (Foto: Divulgação MdeMulher)
A vacina contra a gripe H1N1 é reforçada todos os anos (Foto: Divulgação MdeMulher)

Primeiro caso de Gripe H1N1 no Brasil

Desde  abril de 2007, data do primeiro alerta dado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o surgimento da nova doença. O Ministério da Saúde só havia registrado casos no país de pessoas que tinham contraído a doença no exterior ou pego de quem esteve fora. No dia 16 de julho de 2007, o Ministério da Saúde recebeu a notificação do primeiro caso de transmissão da Influenza A (H1N1) no Brasil sem esse tipo de vínculo. Trata-se de paciente do Estado de São Paulo, que morreu no último dia 30 de junho do mesmo ano. Esse caso nos deu a primeira evidência de que o novo vírus está em circulação em território nacional.

Todas as estratégias que o MS deveria adotar numa situação como esta foram tomadas. O Brasil se antecipou. A atualização constante de nossas ações contra a nova gripe permitiu que, neste momento, toda a rede de saúde esteja integrada para manter e reforçar as medidas de atenção à população.

Para não contrair a gripe H1N1 é preciso observar alguns cuidados (Foto: Divulgação MdeMulher)
Para não contrair a gripe H1N1 é preciso observar alguns cuidados (Foto: Divulgação MdeMulher)

Sintomas da H1N1

Se você tiver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum. E a melhor forma de tratar da gripe H1N1 é ao apresentar sintomas de gripe deve procurar seu médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento adequado. Nos casos de agravamento ou de pessoas que façam parte do grupo de risco, os pacientes serão encaminhados a um dos 68 hospitais de referência.

A melhor forma de saber como prevenir o H1N1 é com alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

PUBLICIDADE
A vacina contra a gripe H1N1 deve ser feita em bebes com mais de 6 meses de idade (Foto: Divulgação MdeMulher)
A vacina contra a gripe H1N1 deve ser feita em bebes com mais de 6 meses de idade (Foto: Divulgação MdeMulher)

Vacinação da gripe H1N1

A gripe H1N1 é muito perigosa, todos os anos o vírus se modifica e torna-se mais potente o que faz com que a vacinação seja a forma mais eficaz de controle  e combate da doença. A vacina pode ser feita em crianças acima de 6 meses de idade, sendo que a vacina quadrivalente deve ser tomada por crianças que tiverem mais de três anos. O governo faz campanhas de vacinação todos os anos contra a gripe H1N1 , esse ano a gripe veio mais cedo por conta do frio que chegou, ainda no outono, surpreendendo a todos.

A vacina da gripe H1N1 tem contraindicações (Foto: Divulgação MdeMulher)
A vacina da gripe H1N1 tem contraindicações (Foto: Divulgação MdeMulher)

Quem não pode ser vacinado contra a H1N1

A vacina contra a gripe H1N1 deve ser feita em pessoas de risco, como idosos, crianças, mulheres gestantes, pessoas com doenças crônicas e aquelas que tem a imunidade baixa. No entanto tem pessoas que não podem fazer a vacina estando com sintomas como: doença febril aguda, pessoas que tem alergia intensa ao ovo e pessoas que tem alergia aos componentes do conhecido Mertiolate e da neomicina. Essas pessoas não podem ser vacinadas.

Ao espirrar ou tossir é importante tapar a boca para evitar contaminações (Foto: Divulgação MdeMulher)
Ao espirrar ou tossir é importante tapar a boca para evitar contaminações (Foto: Divulgação MdeMulher)

Como o vírus H1N1 é transmitido?

O vírus H1N1 é transmitido através do contato com secreções, como a lágrima e a saliva, e pelas vias aéreas. Para evitar o contágio é preciso lavar muito bem as mãos, antes de consumir qualquer alimento, evitar colocar a mão no rosto, sem antes lavar, se estiver na rua. É importante usar álcool gel para limpar as mãos e objetos de uso pessoal. Outra dica importante que pode ajudar a não contrair o vírus da gripe H1N1 é evitar aglomerações, ou seja, lugares onde tiver muitas pessoas.

Você deve usar sempre lenço descartável para assoar o nariz, espirrar, para fazer a higiene do nariz.

Lavar as mãos é a principal atitude para evitar contrair e passar o vírus da gripe para outras pessoas.

PUBLICIDADE

Você também deverá evitar contato com pessoas que estejam gripadas e apresentarem os sintomas da gripe H1N1.

Com os cuidados acima com certeza, você não correrá o risco de contrair a gripe H1N1.

 

 

Leia também:

1 comentário

  • Gostaria de saber se a vacina é do proprio virus da gripe e se futuramente pode acontecer de a pessoa desenvolver esse virus no corpo. E se apos tomar a vacina, ocorrer febre ou dor de cabeça podemos tomar algum tipo de remedio para tirar a dor.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.