Gripe comum: como tratar

PUBLICIDADE

A gripe não é um simples resfriado e apesar de ser uma doença comum, ela é infecciosa e pode ser transmitida para todos que estão ao redor. Essa doença pode desencadear sintomas como febre, tosse, obstrução nasal, irritação na garganta e muito mais. Saiba mais sobre a gripe comum e veja como tratar esse problema.

O tratamento da gripe deve ser feito somente sobre orientação médica. (Foto: divulgação)

O que é gripe comum

Trata-se de uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza. Essa doença pode afetar milhões de pessoas todos os anos e é altamente contagiosa. Existem três tipos de vírus sendo A, B e C. O vírus influenza do tipo A pode infectar humanos e outros animais, já os do tipo B e C infecta somente os humanos.  Normalmente, o vírus do tipo C causa gripe leve e não gera epidemias.

Em uma visão geral, o vírus influenza acontece de maneira epidêmica uma vez a cada ano. Qualquer pessoa se torna susceptível a gripe. Entretanto, as pessoas com doenças respiratórias crônicas, idosos e imunodeprimidos tendem a apresentar infecções mais graves, podendo ser fatais.

PUBLICIDADE

Veja também 10 dicas para se proteger da gripe 

Principais sintomas da gripe comum

  • Febre
  • Calafrios
  • Suor excessivo
  • Tosse seca (podendo durar mais de duas semanas) ou produtiva
  • Dores musculares e articulares
  • Mal-estar geral
  • Cansaço
  • Dores de cabeça
  • Obstrução nasal
  • Irritações na garganta
    Tomar água ajuda no combate da gripe. (Foto: divulgação)

Como tratar a gripe comum

1. Se os sintomas surgiram com menos de dois dias, o paciente poderá conversar com o médico sobre a possibilidade de usar um medicamento anti-viral.

2. A pessoa gripada deverá ficar em repouso, evitar o uso de álcool e fumo. O ideal é ter uma boa alimentação e ingerir muitos líquidos para hidratar o corpo. O uso de medicamentos para controlar a febre e dor deve ser feito sobre orientação médica. O mesmo é válido para o tratamento da coriza e congestão nasal.

3. O retorno as atividades de rotina só deve ser feito após o desaparecimento dos sintomas.

4. Os chás caseiros podem ser grandes aliados no tratamento das gripes. Porém, não deixe de tomar os demais medicamentos orientados pelo médico.

A gripe acomete muitas pessoas em todo o mundo. (Foto: divulgação)

Veja também resfriado, gripe ou alergias 

PUBLICIDADE

A gripe é uma doença muito comum que pode surgir em vários períodos do ano. Para tratá-la, o ideal é consultar o médico logo após o aparecimento dos sintomas para administração de medicamentos e orientações quanto aos cuidados nesse período.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.