Menu

Moda

Atualizado em 19 de julho de 2011, às 9:21 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Gravata Borboleta – Como Fazer

As gravatas borboleta são clássicas, é bem verdade, e, muitas vezes, não são para qualquer ocasião. Contudo, há opções mais modernas de conjuntos que formam um vestuário que alia o tradicional com o moderno. Ou seja, apesar de elas pedirem, na sua essência, um ar mais sóbrio e elegante, geralmente o chamado Black tie, um pouco de criatividade na hora de utilizá-la não fará nenhum mal.

O nó borboleta mais usado é com smoking preto e camisa branca com colarinho partido. Mas também há maneiras mais descontraídas de se utilizar este tipo de gravata, com uma camisa com colarinho afastado, ou até mesmo com um terno descolado e com composições menos ortodoxas de cores e padronagens – estilo muito utilizado pelo humorista Jô Soares. Contudo, cuidado, pois optar por essa opção é sempre mais arrsicado. Caso você não esteja tão seguro em suas escolhas, a dica é manter-se no tradicional. Bom, mas vamos ao que interessa. Veja, num passo a passo, como dar um nó perfeito com sua gravata borboleta.

As fases do nó borboleta (fonte: http://www.tieknot.com/)

  • Fase 1: Coloque ambas as partes, uma mais baixa do que a outra.
  • Fase 2: À volta do pescoço, cruze a parte larga na parte mais curta.
  • Fase 3: Deslize a parte longa para cima sob a borboleta.
  • Fases 4 e 5: Forma as duas asas da borboleta dobrando horizontalmente a parte mais curta.
  • Fase 6: Passe a parte longa para frente do nó em formação.
  • Fase 7: Em seguida esconda a parte longa por baixo da parte dobrada.
  • Fase 8: Finalmente ajuste a borboleta puxando pelas duas asas.

Confira as imagens relacionadas aos tópicos acima:

b12 Gravata Borboleta   Como Fazer

b21 Gravata Borboleta   Como Fazer

b32 Gravata Borboleta   Como Fazer

b4 Gravata Borboleta   Como Fazer

A largura do nó borboleta deve ter, aproximadamente, a distância de dois dedos e a gravata deve ficar entre a linha lateral e externa dos olhos, até o limite final do rosto, nunca excedendo esse limite.

E lembre-se: só use a gravata borboleta de camisa social – seja ela um modelo tradicional ou alguma variação mais moderna do estilo. Afinal, elas, as gravatas, foram elaboradas para se prender à gola e não deixar a camisa cair. Deste modo, precisa-se, obviamente, de uma gola para usar a gravata.

Outra coisa: a camisa tem que estar fechada até o último botão, sempre, em se tratatando de gravata borboleta.

Um conjunto harmonioso e descontraído, com calça social de tecido leve com camisa de tom claro, serve para o dia e para a noite, em ocasiões informais, para um encontro com os amigos, uma visita ao museu, cineminha e depois um boteco daqueles bem descolados. Ou seja, as opções são muitas. O que importa, no fim das contas, é o seu estilo e usar a gravata borboleta, ou qualquer outra, de maneira a não se preocupar com a opinião alheia. Afinal de contas, a veste é sua. É os eu modo de expressão. Portanto, não se paute pela mídia ou pela moda, mas, sim, pelo bom gosto… ou melhor, pelo seu gosto.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.