Menu

Cursos a Distância

Atualizado em 1 de setembro de 2014, às 9:03 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Graduação a Distância Em Psicologia

A Graduação à distância em Psicologia ainda não é uma realidade no Brasil, mas é possível encontrar uma série de cursos online na área. Confira!

Graduação à distância em Psicologia é o que você tem procurado na internet? Então saiba que ainda não existe um curso deste gênero disponível no Brasil e com aprovação do MEC (Ministério da Educação).

38433 Graduação a Distância Em Psicologia 2 Graduação a Distância Em PsicologiaGraduação a Distância Em Psicologia. (Foto: Divulgação)

Você sabe o que é Psicologia?

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos seres humanos. O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo e na forma como ele reage às suas relações, seja com a família, a sociedade ou emprego.

Para desempenhar a profissão de Psicólogo, é necessário participar de uma graduação em Psicologia, que normalmente tem duração de cinco anos. O curso estuda os fenômenos psíquicos, a fim de ensinar a diagnosticar e tratar distúrbios emocionais, doenças mentais e transtornos de personalidade.

Saiba mais: Faculdade De Psicologia SP

Graduação a Distância Em Psicologia

A educação à distância tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros, principalmente com a democratização do acesso à internet banda larga e aos novos recursos tecnológicos de aprendizagem. Por mais que este avanço esteja acontecendo, ainda não existe uma faculdade de psicologia EAD.

38433 Graduação a Distância Em Psicologia 1 Graduação a Distância Em PsicologiaAinda não existe uma faculdade totalmente à distância de Psicologia. (Foto: Divulgação)

A graduação à distância em Psicologia ainda não é possível, assim como outros cursos que integram a área de saúde, como Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia. O principal motivo para ainda não existir um curso superior totalmente à distância é a necessidade de laboratórios para desenvolver os estudos e atividades práticas.

O MEC não reconhece um curso superior de Psicologia EAD porque ainda não há uma formação que substitua às atividades presenciais, principalmente se tratando de disciplinas como anatomia e neuroanatomia.

Psicologia ainda não é uma opção para quem deseja fazer uma faculdade à distância gratuita. No entanto, é possível conhecer as possibilidades de formação do projeto Universidade Aberta do Brasil, também conhecido pelas siglas UAB.

A UAB oferece uma série de cursos superiores nas modalidades de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica. Através do projeto também é possível fazer um curso de extensão ou pós-graduação. Quem tem afinidade com a área de psicologia pode apostar primeiramente no curso de Pedagogia à distância, oferecido por mais de 50 universidades parceiras da UAB. Depois, vale à pena fazer uma especialização em Psicologia da Educação, disponibilizada pela UEMA na região Nordeste.

Opções de cursos de psicologia online

38433 Graduação a Distância Em Psicologia Graduação a Distância Em PsicologiaExperimente os cursos de psicologia online. (Foto: Divulgação)

Na falta de uma faculdade a distancia de psicologia, existe a possibilidade de investir em cursos online para aprofundar os conhecimentos sobre determinados temas da área. Confira algumas opções:

Portal Educação

O Portal Educação oferece cursos online de psicologia, que trabalham com temas como: Psicodiagnóstico, Psicologia Organizacional, Psicologia Hospitalar, Transtornos de Personalidade, entre outros. Aproveite que os cursos são rápidos e o investimento é pequeno.

Cursos 24 Horas

O site Cursos 24 Horas promove cursos de psicologia pela internet, como Psicoterapia, Psicopedagogia, Educação Sexual, Bullying e Psicologia Infantil. Todas as possibilidades de formação são aprovadas pela Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED.

A Graduação à distância em Psicologia não existe, mas se você tem o sonho de se formar psicólogo, faça um esforço para participar do curso presencial. Certifique-se de que a formação não é oferecida na sua cidade ou em algum município vizinho.