Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Gorduras que fazem bem para a saúde

Gorduras que fazem bem para a saúde

Diferente do que muita gente pensa, nem todas as gorduras são vilãs para a saúde e muitas delas são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, antes de abusar de certos alimentos, é importante conhecer as diferenças entre as gorduras saudáveis e as prejudiciais. Confira algumas informações a respeito desses elementos nutricionais e fique por dentro do assunto.

O azeite de oliva está entre as gorduras que fazem bem à saúde

Os benefícios das gorduras

Nem todas as gorduras são nocivas ao organismo e as denominadas monoinsaturdas e polinsaturadas trazem grandes benefícios à nossa saúde. Alguns exemplos dos efeitos positivos apresentados por elas são:

  • Diminuição da pressão arterial;
  • Diminuição e controle dos processos antiinflamatórios;
  • Redução do colesterol ruim.

Veja também: Confira várias dicas para manter o colesterol sob controle

 Onde encontrar

 Conheça os principais produtos de onde podem ser extraídas as “gorduras do bem”, para que seja possível aproveitar de todo benefício oferecido por esses compostos.

  • Azeite de oliva – rico em ácido oléico

Um grande aliado no combate e na diminuição do colesterol ruim, o azeite é essencial para manter uma vida saudável. Ele faz parte da família das gorduras monoinsaturadas e colabora na redução do LDL (colesterol ruim), aumentando ou mantendo os níveis adequados do HDL (colesterol bom).  Vale lembrar que existem outros alimentos que também contem o ácido oléico e trazem os mesmos benefícios do azeite, são eles: abacate, amendoim e óleo de canola.

As gorduras mal escolhidas são altamente prejudiciais ao organismo

Veja também: Conheça mais sobre as diferenças entre os óleos de canola, girassol e milho.

  •  Peixes – ricos em ômega 3 e 6

Os peixes são ricos em lipídios polinsaturados, como o ômega 3 e o ômega 6, outro tipo de gordura benéfica. Elas colaboram na diminuição dos triglicérides, além de melhorar a função plaquetária e promover redução na pressão arterial. Outros alimentos onde esse excelente tipo de óleo pode ser encontrado são: linhaça, margarinas, óleo de milho, óleo de soja, óleo de algodão, óleo de girassol, carnes, ovos e cremes vegetais.

Vale lembrar que independente das gorduras serem benéficas, é preciso ter moderação em seu consumo. Para se ter uma ideia, cada grama de gordura possui 9 Kcal, sendo que a mesma quantidade de carboidratos corresponde a apenas 4 Kcal. Por isso que um consumo moderado desses alimentos é indispensável.

A maneira correta de consumo

Segundo especialistas, a maneira mais indicada para consumir as gorduras é através da adoção de uma dieta equilibrada. No cardápio habitual, o peixe deve fazer parte de, pelo menos, duas refeições semanais, além de outros pratos preparados com óleo vegetal.

Uma dieta equilibrada é essencial para uma vida saudável

Para garantir uma vida muito mais saudável, basta seguir as dicas e não abrir mão de alimentos ricos em gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas. Vale lembrar que moderação é a resposta para afastar os riscos que uma dieta desregrada pode proporcionar.

Recomendado para você
Bem Estar

Simba Safari SP Localização, Horários, Preços

Bem Estar

Cuidados ao se brincar de inimigo secreto

Beleza

Modelos de tranças fáceis: passo a passo

Bem Estar

Leishmaniose: sintomas, causas, tratamento

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *