Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Google TakeOut: funções, utilidade, como usar

Google TakeOut: funções, utilidade, como usar

Por Andre

A ferramenta Google TakeOut oferece, aos usuários dos serviços do Google, a possibilidade de fazer backup de alguns dos seus dados armazenados nos servidores da companhia.

A ferramenta online e gratuita permite fazer backup dos dados armazenados em todas as suas contas do Google (Foto: Divulgação)

Através da plataforma é possível fazer uma cópia segura dos álbuns de fotos do Picasa, salvar a lista de contatos do Gmail, baixar todos os conteúdos postados no Blogger ou realizar backup dos vídeos postados em sua conta do YouTube.

Entre as utilidades do Google TakeOut, algo que certamente tem sido bastante acessado é o download dos dados do Google Reader, serviço de leitura de feeds RSS encerrado recentemente. Exportando as assinaturas, o usuário pode transferí-las para aplicativos similares e continuar a receber as atualizações de sites e blogs.

As funções do Google TakeOut

Fazendo login no aplicativo, ele mostra quais serviços você utiliza e aqueles que possuem dados para serem baixados (Foto: Divulgação)

Além das utilidades citadas acima, outras funções do Google TakeOut são a possibilidade de fazer backup de todos os arquivos armazenados no Google Drive e salvar os dados da ferramenta de comunicação Hangouts (bate-papo por texto, vídeochamadas, chamadas de áudio, etc).

Há ainda várias outras possibilidades de uso do TakeOut, que irão variar conforme os serviços do Google que você utiliza. Para quem possui perfil no Orkut e/ou no Google+, por exemplo, dá para exportar vários dados dessas contas nas redes sociais, como fotos, vídeos e outros conteúdos postados, listas de contatos e muito mais.

Todas as informações são baixadas em um arquivo no formato ZIP e podem ser transferidas para o disco rígido do PC ou armazenadas em qualquer outro dispositivo ou ainda em serviços de armazenamento na nuvem, para serem visualizadas quando você quiser.

Como usar o Google TakeOut

O usuário pode baixar todos os dados de uma só vez ou escolher os serviços que passarão pelo backup (Foto: Divulgação)

Para usar o Google TakeOut, é necessário acessar o site https://www.google.com/takeout/?hl=pt-BR# e fazer login usando os mesmos dados de uma das suas contas do Google (como os mesmos login e senha do Gmail, por exemplo).

Em seguida, serão carregadas as informações referentes aos serviços do Google que você utiliza. Caso queira fazer backup dos dados armazenados em todos eles, basta clicar em “Criar arquivo”.

Carregando as informações do serviço escolhido (Foto: Divulgação)

Existe ainda a possibilidade de escolher quais serviços serão contemplados pelo backup, clicando em “Escolher os serviços”. Nesse caso, selecione a opção desejada, aguarde até que as informações sejam carregadas e clique em “Criar Arquivo” para iniciar o download.

Ao final, o arquivo pode ser baixado para o seu PC (Foto: Divulgação)

Terminada a transferência, basta descompactar o arquivo e abrir as pastas, nomeadas conforme o serviço escolhido, para conferir os dados baixados.

Recomendado para você
Serviços

Activia GVT Login

Tecnologia

Sorteador Online – Sites para Fazer Sorteios

Serviços

Teste Copel Velocidade

Tecnologia

Facebook login, como entrar no facebook.com.br

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *