Menu

Tecnologia

Atualizado em 4 de abril de 2012, às 8:38 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Google Maps tem recurso para avaliar o trânsito

O novo recurso vai avisar o usuário sobre as condições de trânsito e o caminho com menos tráfego.
422085 Google Maps tem recurso para avaliar o tr%C3%A2nsito1  Google Maps tem recurso para avaliar o trânsitoO Google Maps ganhou um novo recurso (Foto: Divulgação)

Um dos maiores problemas dos motoristas, principalmente em grandes cidades, é o trânsito congestionado. Mesmo diante dos GPS, que facilitam o acesso as vias, indicando o caminho certeiro, não existem muitos dispositivos capazes de prever o trânsito, mas o Google Maps passou a fazer parte desse time. O sistema agora dispõe de um recurso que considera o trânsito em tempo real nas principais vias das cidades na hora de informar a previsão da duração do trajeto que será percorrido.

A novidade, que promete aumentar a utilização dos mapas em todo o mundo, foi divulgada por meio do blog do Maps. “O novo sistema permite avaliar as condições reais de trânsito e é constantemente atualizado para oferecer dados mais precisos“, escreveu no portal de comunicação o engenheiro Szabolcs Payrits, um dos responsáveis pelo projeto.

Para conseguir definir as condições do trânsito, o Maps pretende utilizar informações usuários de Android que estão passando pelas vias dos municípios. Esses dados serão cruzados com os dos serviços de trânsito em tempo real local. O benefício do programa será a opção de ruas que tem menos congestionamento que a rota solicitada, mas que levam ao mesmo destino. A partir do cruzamento das informações será possível saber como será a rota, se estiver sem trânsito, e como será realmente, considerando o congestionamento.

422085 Google Maps tem recurso para avaliar o tr%C3%A2nsito2  Google Maps tem recurso para avaliar o trânsitoO dispositivo funciona por meio do celular (Foto: Divulgação)

Sobre o Google Maps

Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite de todo o planeta, de modo gratuito por meio da internet, fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google. Atualmente o serviço atende os seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil e na União Europeia, entre outros. Por meio desse serviço também é possível ver imagens de grandes cidades, como Nova Iorque, Paris, São Paulo e Rio de Janeiro. O Google Maps é sucesso em todo o planeta e também pode ser acessado por meio de celulares, sendo que alguns possuem sistema operacional compatível, que inclusive, já vem com os mapas salvos no próprio aparelho, basta somente atualizá-los.