Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Carros > Google faz parceria com montadoras para instalar Android em carros

Google faz parceria com montadoras para instalar Android em carros

Por Andre

Após dominar o mercado de tablets e smartphones, com o Android, o Google quer agora dar os seus primeiros passos no setor automotivo. Mas não pense que a gigante de buscas vai começar a fabricar carros.

A parceria firmada entre o Google e as montadoras foi chamada de "OOA", sigla para Open Automotive Alliance (Foto: Divulgação)

Para ingressar no mundo dos automóveis, a empresa fez uma parceria com algumas das maiores montadoras do mundo, a General Motors, a Honda, a Audi e a Hyundai, para instalar o seu popular sistema operacional móvel em carros dessas marcas.

Intitulada “Open Automotive Aliance” (OOA), a parceria tem também a presença da NVIDIA, tradicional fabricante de chips, que ficará responsável por desenvolver os processadores que serão utilizados nos futuros carros com Android. A expectativa é que os primeiros veiculados equipados com o sistema operacional sejam lançados até o fim de 2014.

As funcionalidades que o Android pode levar para os carros

A Audi é uma das empresas que faz parte do projeto (Foto: Divulgação)

A parceria do Google com montadoras, para instalar Android em carros, levará para motoristas e passageiros uma experiência ainda mais otimizada, de acordo com as empresas envolvidas na aliança.

Com a inovação, haverá novas formas de interação entre o automóvel e os dispositivos móveis, permitindo, por exemplo, que a reprodução de música se inicie assim que o proprietário entrar no carro e ocorrer a sincronização do seu smartphone com o veículo.

Além disso, o Android para carros também possibilitará a criação de aplicativos específicos, que poderão aumentar a segurança do automóvel, fazendo com que o motorista se mantenha totalmente concentrado enquanto estiver dirigindo.

A introdução do sistema operacional nos veículos poderá ainda facilitar a integração dos GPS automotivos com os recursos do Google Maps, além de levar para as telas das centrais multimídias dos automóveis diversas informações sobre o trânsito, as condições climáticas, notícias em geral e muito mais, melhorando os recursos que já existem.

A concorrência também se movimenta

A instalação do Android nos veículos permitirá a otimização das formas de interação entre o automóvel, os dispositivos móveis e os usuários (Foto: Divulgação)

Outras empresas de tecnologia, entre as quais algumas das principais concorrentes do Google, também estão de olho setor automotivo. A Microsoft, por exemplo, foi a responsável por desenvolver o software utilizado no sistema Sync, presente em alguns carros da Ford.

Já a Apple, por sua vez, apresentou recentemente o projeto intitulado “iOS no carro”, através do qual o sistema operacional do iPhone e do iPad estará presente, em breve, em automóveis de várias montadoras, auxiliando o motorista a navegar no aplicativo de mapas, atender ligações e responder mensagens de texto utilizando comandos de voz.

Recomendado para você
Carros

Saveiro Cross 2017: fotos e preços

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *