Tecnologia

Google e Facebook podem parar por um dia

Por Redacao
Google, Facebook e outros gigantes da internet podem parar por um dia

Imagine que um belo dia você abre o navegador para comprar algo na Amazon e dá de cara com uma página de erro. Então você abre o Twitter ou o Facebook para matar um tempo e ambas as redes sociais também não funcionam. Achando o fato muito bizarro, você decide buscar algo sobre a estranha coincidência no Google quando nenhuma das opções de busca do serviço funcionam.

Antes fosse essa a sentença para o fim do mundo para os internautas. Na verdade, este dia pode estar muito mais próximo do que se imagina. O Google e o Facebook ameaçaram interromper seus serviços por um dia inteiro. O motivo? Uma forma de protesto contra o projeto antipirataria SOPA. Também podem se juntar a eles a Amazon, o Twitter e outros gigantes da internet.

Sobre o SOPA

O SOPA (Stop Online Piracy Act) é um projeto de lei americano que visa combater os materiais intelectuais que são divulgados na internet sem os devidos cuidados autorais. Em outras palavras, tudo aquilo que é considerado pirataria como jogos, músicas, softwares, filmes e até mesmo imagens.

Logo do projeto SOPA

Até aí tudo bom, afinal, várias empresas de software demonstraram seu apoio ao ato durante a sua criação. O problema está nos meios adotados pelo SOPA para combater a pirataria. Além de condenar o material que é divulgado de maneira ilegal, ele prevê o fechamento do site assim como multas e até a prisão dos responsáveis pelo mesmo. O projeto passou a ser condenado depois que suas ações resultaram no desligamento de centenas de sites.

Recomendado para você

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Tecnologia

Planos UOL Wi-Fi, Preços, Como Funciona

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *