Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Google Docs: recursos, dicas

Google Docs: recursos, dicas

Apesar de prático, o Google Docs ainda apresenta várias limitações.

No ar desde 2006, o Google Docs é uma ferramenta barata e compatível com quase todas as plataformas. Por outro lado, ele apresenta algumas limitações, que deixam a maioria dos usuários irritada. Entretanto, você pode contornar esta situação colocando em prática alguns truques bem simples. O aplicativo oferece vários recursos que vão trazer a você muito mais praticidade na hora de usá-lo. São dicas sobre diversas ações disponíveis no Docs. Portanto, confira e veja como explorá-lo da melhor forma possível.

Google Docs – dicas

Utilizando seus recursos "ocultos", você vai poder explorá-lo ainda mais.

1. Vendo textos de outros formatos – o Google Docs não é compatível com alguns tipos de arquivo. Este é o caso dos textos com extensão .sh, dos Shell scripts em Bash, por exemplo. Quando isso acontece, ao invés de exibir o texto, ele mostra uma tela com a mensagem “Não há visualização disponível”. Para resolver este problema, basta, antes de fazer o upload do arquivo, renomeá-lo colocando a extensão .txt no final.

2. Bloqueando as notificações – para impedir as constantes notificações via email enquanto você está trabalhando em um documento online, clique no botão “Configurações de notificação”, localizada no canto superior direito da tela, e marque a opção “Não enviar notificações por email sobre este documento para mim”.

3. Abrindo documentos numa mesma aba – O Google Docs tem como padrão abrir cada documento em abas diferentes. Para mudar esta função, clique no botão que lista todos os seus arquivos (canto superior direito da tela) e acesse o menu “Configurações”. Na aba “Geral”, vá em “Onde os itens serão abertos” e marque a opção “Na janela atual”.

Sem dúvida, essas dicas vão tornar o aplicativo muito mais eficiente.

4. Usando imagens grandes – este aplicativo não comporta imagens com mais de 2.000 pixels de largura ou altura. Enquanto os engenheiros do Google não oferecem uma solução para este problema, o jeito é editar a imagem que você pretende usar e redimensioná-la para um tamanho que seja aceito pelo Docs.

5. Descobrindo a origem das alterações – Se você está usando um documento compartilhado e deseja saber quem fez mudanças neste arquivo, vá em “Arquivo/Ver histórico de revisões”. Em seguida, o aplicativo vai exibir uma tela com as alterações mais recentes realizadas no documento.

Para obter informações adicionais sobre as mudanças, clique em “Mostrar revisões mais detalhadas”. O Google Docs ainda permite o acesso à versão anterior do arquivo. Se quiser utilizá-la, encontre o documento no histórico e selecione a opção “Restaurar esta revisão”.

Estes são apenas alguns recursos dos inúmeros disponíveis para o programa. Coloque-os em prática e veja se eles fazem ou não a diferença.

Recomendado para você
Tecnologia

Entrar no Hotmail: www.hotmail.com.br

Tecnologia

Xbox 720 – Lançamento, Preços, Fotos

Tecnologia

Como colocar Post it na área de trabalho do windows

Tecnologia

Caricatura Online Grátis – Aprenda a fazer caricatura online!

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *