Menu

Saúde

Atualizado em 29 de janeiro de 2014, às 8:35 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Goji Berry: o que é, benefícios

A fruta da vez auxilia no emagrecimento, além de fornecer inúmeras substâncias benéficas ao organismo. Saiba o que é Goji Berry e quais os seus benefícios.

Pequena, vermelha e com aparência semelhante à da pimenta, a Goji Berry não é brasileira, mas está dando o que falar, no país. De origem asiática, ela já é consumida pelos orientais, há milhares de anos. Aqui no Brasil, porém, pode-se dizer que ela ainda é uma novidade, mas o seu consumo tem aumentado, a cada dia. Os motivos são muitos. Saiba o que é Goji Berry e quais seus benefícios.

671874 Goji Berry o que é benefícios.1 600x600 Goji Berry: o que é, benefíciosAs bagas de Goji Berry lembram pimentas (Foto: Divulgação)

O que é Goji Berry

A Goji Berry é uma fruta pequena, de sabor levemente azedo e com formato bastante semelhante ao da pimenta dedo de moça. Pode ser consumida inteiramente, in natura, desidratada ou na forma de cápsulas, que contêm um pozinho da Goji Berry, feito com manipulação.

Como se trata de uma fruta chinesa, não é fácil encontrar Goji Berry fresca, pois ela é importada ao Brasil. Por isso, ela é vendida, comumente, na forma desidratada ou em cápsulas. Entretanto, hoje é possível encontrar lojas ou sites que vendem suas mudas. Em grandes cidades, a fruta fresca também pode ser encontrada.

A árvore de Goji Berry é pequena – em média, 1,50m ou menos. Ela se ramifica bastante, sendo também muito semelhante a uma arvorezinha de pimenta. É possível cultivá-la facilmente, na terra a céu aberto ou em vasos. Basta encontrar a versão natural da fruta, fazendo germinar suas sementes. Outra alternativa é comprar mudas prontas.

671874 Goji Berry o que é benefícios.2 600x600 Goji Berry: o que é, benefíciosCultivo de Goji Berry, na China (Foto: Divulgação)

Para consumir Goji Berry é muito fácil. Pode-se comê-la diretamente, pode-se acrescentá-la aos sucos, iogurtes, saladas, ou fazer sucos e chás com a fruta. Recomenda-se o consumo de 15 a 45 gramas, por dia, para que se usufrua de seus benefícios. Os mesmos também podem ser alcançados, tomando-se 120 ml do suco de Goji Berry.

Caso o consumo seja de sua versão seca (desidratada), vale a pena acompanhar com água ou outro líquido, para a hidratação das fibras e melhor aproveitamento. Também é indicado consumi-la de manhã, pois ela é fonte rica em energia.

Benefícios da Goji Berry

A maior concentração da frutinha é de vitamina C. Cada 100g de Goji contêm 2g de vitamina. Ela também atua na prevenção de doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico, protege a visão, o sistema neurológico, além de possuir muitas propriedades antioxidantes, anticancerígenas e antienvelhecimento.

Outros benefícios da Goji Berry são a redução do colesterol ruim (LDL), a produção de proteínas benéficas aos músculos e que combatem a flacidez, além de ser rica em carotenoides, que protegem a pele e os olhos.

671874 Goji Berry o que é benefícios.3 600x600 Goji Berry: o que é, benefíciosGoji Berry desidratadas (Foto: Divulgação)

A Goji Berry também melhora o humor e diminui o estresse, pois possui triptofano, que é um precursor da serotonina, responsável pela sensação de alegria e bem estar.

Finalmente, as Goji Berries ajudam a regular o intestino e promover saciedade, reduzindo, assim, o inchaço da barriga e diminuindo a fome. Por isso, ela tem se destacado como auxiliar, no combate ao peso.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.