Menu

Saúde

Atualizado em 29 de agosto de 2011, às 18:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Gengibre Contra a Gripe

248721 gengibre contra a gripe 1 300x262 Gengibre Contra a GripeCom as quedas das temperaturas a saúde fica mais vulnerável facilitando a entrada de vírus no organismo, e o mais comum é o da gripe. As vezes não adianta estar agasalhado para evitar as doenças como gripes, infecção respiratória, laringite, faringite e muitas outras ites que tem por ai. É preciso algo mais para prevenir e manter o organismo protegido contra esses fantasmas que teimam em aparecer. A melhor maneira de proteger o organismo contra a gripe é através da alimentação. Ela fortalece o sistema imunológico ajudando o organismo a se livrar da gripe sem conseqüências maiores. O vírus influenza é fácil de contrair, por isso é necessário estar com o organismo protegido, além das vacinas a alimentação é o fator mais importante para combater os vírus e bactérias.

Gripe um vírus que leva pra cama

Segundo vários Pneumologistas é regra geral as pessoas terem de três a quatro vezes mais quadros infecciosos nas vias respiratórias aéreas durante a transição do outono e o inverno. O vírus da gripe propaga-se muito rapidamente, principalmente em ambientes fechados e quando o clima está seco. Depois quando se instala no organismo ele pode trazer complicações sérias colocando a vida em risco como: pneumonia, sinusite e doenças fatais como a meningite. Segundo o especialista em Pneumologia poucos remédios influenciam nesse processo, com exceção da vacina, que ajuda a prevenir a gripe. A não ser alguns antivirais que devem ser administrados nas primeiras 12 horas, a partir dos sintomas iniciais, o repouso também é muito importante para a recuperação da pessoa infectada pela gripe.

248721 gengibre contra a gripe 2 Gengibre Contra a GripeFortalecendo o organismo

Para fortalecer o organismo contra o vírus da gripe, é preciso ter uma alimentação saudável rica em vitaminas, principalmente quando estiver no estado gripal. A vitamina A, tem ação antiinflamatória; Vitamina B aumenta a imunidade do organismo; Vitamina C, atua como antioxidante, aumenta a imunidade, contribui para o melhor desempenho físico, otimiza a absorção do ferro e promove a cicatrização; Selênio, antioxidante, imunoestimulante, desintoxicante e antiinflamatório; Lentinan, aumenta a produção das células de defesa do organismo; Zinco, presente em alguns alimentos como aveia, feijão e leite, colabora para a diminuição de resfriados, gripes e outras doenças comuns do inverno.

Alguns alimentos que podem deixar o organismo mais resistente

Um alimento muito comum na cozinha, que a maioria das pessoas usam é o Gengibre, ele é muito utilizado para combater a gripe, ele fortalece o sistema de defesa do organismo. O Gengibre pode ser preparado de varias maneiras, cabe a cada um escolher a melhor forma de consumí-lo. Pode ser usado em conserva, na preparação dos pratos ou em chá, todos os dias.

248721 gengibre contra a gripe 300x204 Gengibre Contra a GripeSobre o gengibre

O Gengibre é uma herbácea com propriedades descongestionante, tônico, expectorante, eupéptico, afrodisíaco, digestivo, carminativo, sudorífero. É usado para combater gripes, resfriados, catarros crônicos, tosses, bronquites entre outras. Gengibre é uma raiz aromática, muito usada em condimentos que contem teores relevantes de niacina e ferro. Para comprar o gengibre é preciso verificar se a raiz esta, bem limpa, intacta, firme e sem pontos pretos e gelatinosos. Não deve ter manchas, excrescências, mofos ou marcas de apodrecimento e deve ser conservada sob refrigeração por três dias em saco plástico.

Concluindo

O Gengibre deve ser usado diariamente para que o efeito seja obtido, principalmente para combater resfriados e gripes. Pode ser encontrado no estado natural em supermercados e feiras, ou na forma industrializada nas farmácias e supermercados prontos para o consumo. O gengibre pode ser consumido de varias formas, é só escolher o melhor meio de consumo, pode ser ingerido por adultos e crianças, sem contra indicações. Também pode ser usado contra o mau hálito, basta mastigar pedacinhos.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.