Menu

Decoração

Atualizado em 24 de julho de 2012, às 13:30 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Gavetas da cozinha: dicas para arrumar

Confira dicas para manter as gavetas da cozinha em ordem, categorizando os utensílios e determinando os lugares dos grupos.
491648 Gavetas da cozinha dicas para arrumar Gavetas da cozinha: dicas para arrumarNo meio dessa bagunça é difícil achar o que queremos. (Foto: Divulgação)

Para tudo fluir bem dentro de uma casa é preciso que as coisas estejam bem organizadas.  Todo mundo gosta de poupar tempo ao procurar objetos, reservando-o para outras coisas importantes. Por isso selecionamos algumas dicas para aprender como organizar as gavetas da cozinha sem transtornos, seguindo os truques de como e onde colocar seus utensílios domésticos.

Como organizar as gavetas da cozinha

Talheres

Primeiro é preciso separá-los por tipo e tamanho. Utilize um separador que pode ser encontrado em lojas de variedades por um preço bem pequeno. Colheres de sopa vão separadas das de chá e talheres de sobremesa, que são menores, separados dos maiores.  Conchas, colheres de pau, escumadeiras, facas para corte de carnes e demais utensílios devem ser guardados separadamente, em uma divisória à parte – ou dependendo da quantidade, em uma gaveta diferente. Alguns desses utensílios são utilizados pendurados sobre a pia ficando a mostra, mas para isso é preciso que estejam em ótimo estado e de preferência sejam de inox.

Organizadores são fáceis de encontrar, para mais informações leia: Organizador de Gavetas Para Talheres Onde Comprar.

491648 Gavetas da cozinha dicas para arrumar1 Gavetas da cozinha: dicas para arrumarTudo sempre a mão. (foto:Divulgação)

Panos de prato e toalhas

É preciso sempre dobrá-las muito bem e deixar em ordem. Procure estabelecer a ordem de uso, ou seja, os panos de prato e toalhas que são mais usados devem ficar em cima dos que são raramente utilizados.

Procure deixar tudo bem higienizado e pelo menos uma vez ao mês retirar tudo e separar o que usa e o que não usa. Ficar com utensílios sobrando só ocupa espaço e muitas pessoas podem fazer delas objetos essenciais no dia-a-dia. Doe tudo o que não usa, o acúmulo de coisas acaba deixando mal organizado e propicia o surgimento de insetos.

491648 Gavetas da cozinha dicas para arrumar2 Gavetas da cozinha: dicas para arrumarOrganize conforme sua necessidade e possibilidades. (foto:Divulgação)

Tudo em Ordem

A ordem das gavetas influencia muito na rapidez em que conseguimos achar objetos, por isso indicamos a seguinte ordem para facilitar.

Gaveta – Talheres

Gaveta – Utensílios grandes como conchas, facas de pão e carne, etc.

Gaveta – Panos de prato e toalhas de mesa.

Gaveta – Cadernos ou livros de receita.

Para aumentar ainda mais a proteção dos itens e conservá-los forre o fundo das gavetas, para saber como leia: Dicas para forrar gavetas.