Menu
Você está em: MundoDasTribos > Gato siamês: cuidados, dicas para cuidar

Os gatos siameses são animais extremamente dóceis e possuem um comportamento refinado, sendo o favorito das pessoas que desejam uma companhia animal. Entretanto, essa raça demanda alguns cuidados especiais, por isso, veja a seguir quais são eles:
Por Paulo Lima -

Ter um gatinho em casa é sempre um fator muito positivo, esteja você morando sozinho ou até mesmo entre família. Um bichinho de estimação é sempre capaz de propor entretenimento e arrancar o sorriso das pessoas, principalmente depois de um longo e estressante dia de trabalho. Por isso mesmo que hoje resolvemos falar do gato siamês: cuidados, dicas para cuidar.

Gato siamês cuidados, dicas para cuidar (Foto: Reprodução/Mundo dos Animais)

Gato siamês cuidados, dicas para cuidar (Foto: Reprodução/Mundo dos Animais)

Gato siamês: cuidados, dicas para cuidar

Neste contexto, muitas são as pessoas que optam por ter um gato siamês gato siamês: cuidados, dicas para cuidar em casa, um animal elegante e muito sofisticado. Entretanto, esta raça demanda por cuidados especiais, visto que são mais delicados e propensos á certas doenças. Portanto saiba mais sobre estes cuidados ao ter um gato siamês e assegure mais conforto e tranquilidade a você e ao seu mais novo companheirinho:

Leia mais informações sobre: Chinchila: como cuidar, dicas

Cuidados para ter com um gato siamês

Conheça alguns cuidados ao ter um gatinho siamês (Foto: Divulgação)

O primeiro passo para cuidar de um gato siamês da maneira correta, é leva-lo ao veterinário a fim de averiguar se as suas vacinas se encontram em dia. Caso você não queira que o seu animal procrie ou saia pelas ruas à procura de um companheiro, opte por esteriliza-lo, pois além de você ficar mais tranquilo, depois dessa cirurgia o comportamento do animal fica mais brando.

A origem da raça

Os gatos siameses são considerados uma raça muito antiga e os mais importantes animais quando o assunto é pedrigree. Eles são originários da Tailândia e antigamente eram dados de presentes aos reis e rainhas como símbolo de poder e glória, uma vez que eles possuem um comportamento refinado e diferenciado. Por isso, sua alimentação também deve ser balanceada e especial, de modo que além de uma ração de extrema qualidade, você também terá de complementá-la com peixes e frutas. Consulte seu veterinário para a prescrição de uma dieta adequada de acordo com o peso e idade de seu gatinho.

Conheça mais algumas raças exóticas de gatos.

A alimentação de um gato siamês é diferenciada, de modo que é necessário consultar um veterinário especializado para a prescrição de uma dieta controlada (Foto: Divulgação)

Doenças comuns em gato siamês

As doenças mais comuns em gatos siameses são gengivite, problemas hepáticos e cardíacos. É claro que outras podem ser desenvolvidas caso você não tome os devidos cuidados com a higiene do seu pet, tais como problemas de pele, alergias, eczemas, vermes, entre muitos outros.

Por isso, limpe diariamente a bandeja onde seu amiguinho faz as necessidades. Não é necessário trocar toda a areia, mas apenas retirar, com o auxílio de uma luva, os excrementos, uma vez que mesmo enterrados, estão à disposição das bactérias – sem contar o cheiro que fica muito desagradável no ambiente. Lave a bandeja uma vez por semana para evitar que problemas assolem o seu gatinho. Caso note alguma falta de apetite ou até mesmo o caso do animal comer em excesso, consulte imediatamente um veterinário.

Tenha uma higiene rigorosa com o seu gatinho de estimação (Foto: Divulgação)

Procedendo desta forma e seguindo essas dicas para cuidar de um gato siamês, você evitará o advento de quaisquer problemas e poderá usufruir da companhia deste adorável amiguinho por mais tempo.

Leia mais informações sobre: Veja também algumas fotos de gatos de raça.

Temperamento do gato siamês

É preciso ter tempo para eles  (Foto: Reprodução/Mundo dos Animais)

É preciso ter tempo para eles (Foto: Reprodução/Mundo dos Animais)

Se você gosta de um gato extrovertido, encontrou a raça certa. Eles possuem uma personalidade forte e um temperamento até imprevisível. Claro, assim como os outros gatos, eles não são de um todo tranquilos, mas adoram donos companheiros, que cuidam e dão carinho. Para quem gosta de dormir com o bichano, é a raça ideal, já que eles sentem muito frio. A perfeição não acaba por aí, pois como eles são tranquilos, eles são ideais para quem mora em apartamento.

Eles amam carinho e atenção  (Foto: Reprodução/Mundo dos Animais)

Eles amam carinho e atenção (Foto: Reprodução/Mundo dos Animais)

Um alerta deve ser feito. O bicho gosta de companhia e se for deixado de lado por muitas horas e ter isso como rotina, ele pode entrar em depressão, já que a raça tem um horror a solidão e não gosta de gente indiferente.

Se você não gosta de bicho carente, não se arrisque. O siamês vai andar atrás de vocês pela casa o dia todo, miando com a voz rouca até você dar carinho. Outra característica comum de gatos é ser possessivo. A raça pode não demonstrar ciúmes, mas está de olho em você e não gosta que lhe imponham limites. A noticia boa é que essa raça é considerada uma das melhores para ser educada.

Raça é companheira  (Foto: Reprodução/Mundo dos Animais)

Raça é companheira (Foto: Reprodução/Mundo dos Animais)

Quer mais dicas sobre bichos e natureza? Então não deixe de conferir nossos outros artigos sobre este e diversos outro temas, fique bem informado (a) aqui no Mundo das Tribos!!!


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL