Menu

Mulher

Atualizado em 20 de junho de 2013, às 11:05
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Gases na gravidez: como aliviar

A gestação é uma fase que necessita de cuidados. Saiba como aliviar os gases durante a gravidez.

As mulheres sabem que a gestação é uma fase de mudanças tanto hormonais, quanto corporais. Como consequência, a mulher tem que aprender a lidar com cada nova transformação que surge. Entre as queixas mais comuns, podemos citar o excesso de flatulência, que acaba proporcionando muito incômodo para as futuras mamães. Saiba como aliviar os gases na gravidez.

634076 A gravidez é uma fase de muitas alterações corporais e hormonais. Foto divulgação  Gases na gravidez: como aliviarA gravidez é uma fase de muitas alterações corporais e hormonais. (Foto: divulgação)

Conheça o motivo da produção de gases na gravidez

Independente da pessoa estar grávida ou não, ela produz gases. A verdade, é que um indivíduo normal produz entre 0,5 e 1,7 litros de gases, por dia. Assim, eles devem ser eliminados de alguma forma, seja através de puns ou arrotos.

Durante a gravidez, essa quantidade de produção pode aumentar. Isso acontece porque as taxas do hormônio progesterona produzidas durante a gestação, relaxam os tecidos do corpo, incluindo os do trato gastrointestinal. Como consequência, ocorre a aceleração do processo digestivo, o que pode ocasionar a produção de mais gases, além de um grande incômodo estomacal, em especial, após as refeições mais pesadas.

Aprenda a aliviar os gases na gravidez

Segundo especialistas, a melhor forma de reduzir os gases e o incômodo estomacal pelas gestantes, é através da eliminação ou diminuição do consumo de alguns alimentos. Entre os vilões mais comuns, estão as leguminosas, como o feijão, a ervilha e a lentilha, assim como o brócolis e o couve-flor. Logo após observada a melhora do problema, a gestante pode retornar o consumo desses alimentos de forma gradativa. É essencial que ela tenha uma alimentação saudável.

634076 beber agua1  Gases na gravidez: como aliviarLimitar o consumo de líquido durante a gestação é essencial para prevenir a produção de gases. (Foto: divulgação)

Em alguns casos, o excesso da produção e gases, está diretamente relacionado à presença de intolerância à lactose. Dessa forma, logo após a ingestão de laticínios, ocorre a produção de gases e desenvolvimento do incômodo estomacal. Em geral, as mulheres que são portadoras do problema, já o conhecem antes de engravidar.

Por último, a futura mamãe deve evitar  consumo de alimentos muito gordurosos, assim como frituras. Mesmo sabendo que eles não colaboram com o aumento da produção de gases, eles diminuem o ritmo da digestão, o que pode trazer grande mal-estar à gestante.

Outras dicas contra a produção de gases

Conheça abaixo algumas dicas que também auxiliam na prevenção da produção excessiva de gases durante a gestação. São elas:

  • Evite a realização de refeições em excesso;
  • Evite falar enquanto está se alimentando;
  • Limite a ingestão de líquidos durante as refeições;
  • Evite o consumo de bebidas gaseificadas;
  • Pratique atividade física;
  • Evite o tabagismo.

    634076 Através da alimentação a gestante consegue combater a produção de gases. Foto divulgação  Gases na gravidez: como aliviarAtravés da alimentação, a gestante consegue combater a produção de gases. (Foto: divulgação)
A gestação é uma fase de mudanças e por isso, necessita de cuidados especiais. Após conhecer algumas formas de prevenir a produção de gases, basta seguir as dicas de alimentação e obter os benefícios.