Gases: como aliviar as dores

PUBLICIDADE

Não há quem nunca sofreu com as dores de gases presos. Em alguns casos, o sintoma é tão forte que se torna necessário que o indivíduo busque a orientação de um especialista. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre como aliviar as dores de gases.

Saiba quais são os alimentos que causam gases.

A dor abdominal é um dos sintomas mais comuns do acúmulo de gases. (Foto: divulgação)

Conheça alguns sintomas do excesso de gases intestinais

Os indivíduos que sofrem com o excesso de gases podem apresentar:

PUBLICIDADE
  • Inchaço abdominal;
  • Dor abdominal do tipo cólica;
  • Arrotos.

No entanto, é necessário ressaltar que nem todas as pessoas apresentam todas as manifestações anteriormente citadas. Em geral, o tipo e o grau dos sintomas dependerão do quanto o organismo produz os gases, assim como da sensibilidade da pessoa ao problema intestinal.

Saiba como evitar o problema de gases

A melhor maneira de evitar o excesso de gases é não “segurar”, sendo essencial ir ao banheiro regularmente. Além disso, é fundamental que o indivíduo evite o consumo de alimentos que possam piorar a situação, como por exemplo, produtos gaseificados.

Ter uma alimentação saudável é essencial para prevenir o acúmulo de gases. (Foto: divulgação)

Problemas respiratórios favorecem o acúmulo de gases

Algumas pessoas possuem problemas respiratórios, contribuindo com o desenvolvimento de nariz entupido. Como resultado, ocorre um processo denominado “aerofagia”, em que o indivíduo engole o ar. Dessa forma, com a não eliminação, ocorre o acúmulo dos gases e sua sintomatologia dolorosa e incômoda.

Aliviando as dores dos gases

Especialistas afirmam que a gravidade pode contribuir com a liberação dos gases, o que resulta no alívio dos sintomas. Assim, o indivíduo que estiver com o problema pode colocar os joelhos no chão e após, sentar sobre os pés, esticando-se para frente. Essa posição interfere na gravidade do intestino, colaborando com a eliminação dos gases. Outra dica é caminhar após as refeições, o que também colabora com a eliminação da flatulência.

Investindo em uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável e rica em fibras contribui com a digestão, evitando o acúmulo de gases. Assim, é importantíssimo incluir as frutas no cardápio. A maçã, por exemplo, possui nas cascas as fibras insolúveis, ou seja, que não são quebradas pelo organismo. Como resultado, ocorre a absorção de água e gordura, colaborando com o bom funcionamento intestinal.

Problemas respiratórios podem contribuir com o acúmulo de gases. (Foto: divulgação)

Muitos indivíduos sofrem com o acúmulo de gases. Em alguns casos, as dores são tão fortes que se torna necessário buscar a ajuda de um especialista. No entanto, é possível evitar o problema, através de uma dieta equilibrada e rica em fibras. Além disso, durante o problema, basta seguir as dicas anteriormente citadas para aliviar as dores de gases.

PUBLICIDADE

Conheça algumas dicas para combater os gases.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.