Tecnologia

Gafes gramaticais na internet: como evitar

Por Andre

Ao se comunicarem através da internet, muitas pessoas usam gírias, abreviaturas, expressões em inglês, letras maiúsculas e minúsculas misturadas e textos em caixa alta, entre outras formas próprias de se expressar, o que pode levá-las a cometer várias gafes gramaticais.

Para evitar gafes gramaticais na internet, você deve ficar bastante atento à linguagem (Foto: Divulgação)

Assim como acontece quando você conversa frente a frente com uma pessoa, escolhendo bem as palavras, de acordo com o grau de intimidade que possui com o seu interlocutor, na comunicação à distância também é preciso ter bom senso para se fazer entender, escrevendo corretamente e usando as palavras adequadas.

Saiba o que mudou: Educação – Mudanças novo acordo ortográfico

Isso vale tanto para quem tem relações profissionais por meio da web, trocando e-mails de negócios, fazendo contatos com clientes e postando textos em sites, como também para entrar em contato com os amigos e familiares, ou para enviar um currículo, afinal, você não quer perder a chance de disputar aquela vaga, não é mesmo?

Na dúvida, não deixe de consultar: Dicionário Priberam Online

Saiba com quem você está se comunicando

Para não cometer gafes, seja claro e objetivo em seu texto (Foto: Divulgação)

Na hora de enviar um e-mail de negócios, escolha bem as palavras que irá usar e preste atenção às concordâncias, pois um texto bem escrito pode fazer toda a diferença para o sucesso daquela transação. Isso vale também para os contatos feitos através das redes sociais ou por meio de comunicadores instantâneos.

Nada de usar gírias, palavrões, caricaturas ou símbolos quando você está se comunicando com o seu chefe, com um cliente ou mesmo se estiver entrando em contato com alguma empresa. Nesses casos, seja o mais formal possível.

Abreviaturas e gírias devem ser usadas com moderação

Gírias e abreviaturas devem ser evitadas nos textos mais formais (Foto: Divulgação)

Ninguém tem obrigação de saber o que significa determinada gíria ou abreviaturas de palavras, que são muito comuns na internet. Ao escrever a expressão “vm cvsa?” em um e-mail, por exemplo, algumas pessoas poderão saber que você estará convidando-as para conversar, enquanto outras vão ficar perdidas.

Por esse motivo, seja bastante moderado ao usar gírias e abreviaturas na internet, deixando-as guardadas para serem enviadas apenas a quem você tem certeza de que irá entendê-las.

Revise o texto

A melhor maneira de evitar gafes gramaticais é sempre revisar o texto (Foto: Divulgação)

Muitas gafes gramaticais na internet acontecem devido à correria, já que os internautas têm pressa em digitar e enviar os seus e-mails, textos e mensagens, esquecendo-se de conferir se há algum erro.

Para evitá-las, seja um pouco mais paciente e não deixe de revisar o texto antes de enviá-lo ou de publicá-lo. Você deve ler o texto pelo menos duas vezes, buscando identificar possíveis erros gramaticais que tenham passado despercebidos.

Recomendado para você
Serviços

Teste Copel Velocidade

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Tecnologia

Entrar no Hotmail: www.hotmail.com.br

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *