Search

Furúnculo: como tratar

O furúnculo é uma entidade contagiosa, porém tem tratamento. Conheça um pouco mais sobre essa afecção tão comum.
Google plus

É indicado procurar orientação médica sempre que houver dúvidas.

Algumas pessoas já desenvolveram ou tiveram contato com alguém que desenvolveu furúnculo. Ele é uma afecção contagiosa, no entanto, possui uma boa resolução, quando adequadamente tratado. No intuito de informamos um pouco mais sobre essa patologia, separamos algumas informações a respeito do assunto. Acompanhe.

Leia também: Foliculite – o que é e como tratar.

Definição

O furúnculo nada mais é que uma doença de pele, em que o principal agente causador é uma bactéria da família estafilococos. Ele apresenta pouca manifestação clínica, sendo basicamente restrita a uma formação inflamatória ao redor dos pelos.

 Regiões mais acometidas

Qualquer parte do nosso corpo pode apresentar furúnculo. No entanto, ele preferencialmente aparece em regiões de dobras e que estão submetidas ao atrito. Um bom exemplo dessas áreas são a virilha e as nádegas.

Compreendendo o aparecimento do problema

Em geral, a manifestação do furúnculo ocorre da seguinte forma:

  • Surgimento de um nódulo muito doloroso;
  • Região fica avermelhada;
  • Ocorre um endurecimento regional;
  • Aumento de temperatura local.

Em alguns casos é possível visualizar um pequeno ponto de pus na região comprometida desde os primeiros dias do aparecimento do problema. Com a evolução da afecção, o nódulo tende a se romper, surgindo um posterior extravasamento da secreção, que dá lugar a uma ferida ulcerada.

Furúnculos no rosto ou perto dos ouvidos nunca devem ser espremidos.

Tratamento

A primeira atitude a se tomar diante de uma lesão que tenha as características de um furúnculo é buscar um atendimento médico. Através da avaliação de um especialista será possível iniciar o tratamento, que é baseado nas seguintes medidas:

  • Limpar o local com uma solução que age como desinfetante. Essa limpeza pode ser feita de duas a três vezes por dia;
  • Fazer compressas com água quente na região afetada;
  • De forma alguma esprema o conteúdo do furúnculo, principalmente quando a lesão estiver no rosto ou próximo aos ouvidos.

É importante ressaltar que o furúnculo é contagioso e por isso é preciso evitar o contato direto com a secreção extraída do mesmo. Caso isso aconteça, pode haver infecção de outros locais, assim como de pessoas próximas.

Aprenda a se prevenir

Existem algumas maneiras de prevenir o desenvolvimento de um furúnculo. Conheça logo abaixo quais são elas:

  • Faça limpeza da pele com cremes desinfetantes;
  • Sempre lave as mãos;
  • Evite utilizar roupas ou toalhas de outras pessoas.

O furunculo pode surgir em qualquer parte do corpo.

Na quase totalidade dos casos, quando devidamente tratado, o problema evolui de forma tranquila e livre de complicações graves. Entretanto, o recomendado é, mediante um quadro típico, procurar a orientação de um especialista, que pode confirmar o diagnóstico para iniciar o tratamento o quanto antes.

Saiba como se ver livre dos pelos encravados.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top