Menu

Notícias

Atualizado em 16 de junho de 2012, às 15:00 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Furúnculo: como tratar

O furúnculo é uma entidade contagiosa, porém tem tratamento. Conheça um pouco mais sobre essa afecção tão comum.
466000 Busque a orientação de um especialista sempre que surgir um quadro compativel com um furunculo. Furúnculo: como tratarÉ indicado procurar orientação médica sempre que houver dúvidas.

Algumas pessoas já desenvolveram ou tiveram contato com alguém que desenvolveu furúnculo. Ele é uma afecção contagiosa, no entanto, possui uma boa resolução, quando adequadamente tratado. No intuito de informamos um pouco mais sobre essa patologia, separamos algumas informações a respeito do assunto. Acompanhe.

Leia também: Foliculite – o que é e como tratar.

Definição

O furúnculo nada mais é que uma doença de pele, em que o principal agente causador é uma bactéria da família estafilococos. Ele apresenta pouca manifestação clínica, sendo basicamente restrita a uma formação inflamatória ao redor dos pelos.

 Regiões mais acometidas

Qualquer parte do nosso corpo pode apresentar furúnculo. No entanto, ele preferencialmente aparece em regiões de dobras e que estão submetidas ao atrito. Um bom exemplo dessas áreas são a virilha e as nádegas.

Compreendendo o aparecimento do problema

Em geral, a manifestação do furúnculo ocorre da seguinte forma:

  • Surgimento de um nódulo muito doloroso;
  • Região fica avermelhada;
  • Ocorre um endurecimento regional;
  • Aumento de temperatura local.

Em alguns casos é possível visualizar um pequeno ponto de pus na região comprometida desde os primeiros dias do aparecimento do problema. Com a evolução da afecção, o nódulo tende a se romper, surgindo um posterior extravasamento da secreção, que dá lugar a uma ferida ulcerada.

466000 Diante de um furunculo no rosto evite espereme lo. Furúnculo: como tratarFurúnculos no rosto ou perto dos ouvidos nunca devem ser espremidos.

Tratamento

A primeira atitude a se tomar diante de uma lesão que tenha as características de um furúnculo é buscar um atendimento médico. Através da avaliação de um especialista será possível iniciar o tratamento, que é baseado nas seguintes medidas:

  • Limpar o local com uma solução que age como desinfetante. Essa limpeza pode ser feita de duas a três vezes por dia;
  • Fazer compressas com água quente na região afetada;
  • De forma alguma esprema o conteúdo do furúnculo, principalmente quando a lesão estiver no rosto ou próximo aos ouvidos.

É importante ressaltar que o furúnculo é contagioso e por isso é preciso evitar o contato direto com a secreção extraída do mesmo. Caso isso aconteça, pode haver infecção de outros locais, assim como de pessoas próximas.

Aprenda a se prevenir

Existem algumas maneiras de prevenir o desenvolvimento de um furúnculo. Conheça logo abaixo quais são elas:

  • Faça limpeza da pele com cremes desinfetantes;
  • Sempre lave as mãos;
  • Evite utilizar roupas ou toalhas de outras pessoas.
466000 O furunculo pode surgir em qualquer parte do corpo. Furúnculo: como tratarO furunculo pode surgir em qualquer parte do corpo.

Na quase totalidade dos casos, quando devidamente tratado, o problema evolui de forma tranquila e livre de complicações graves. Entretanto, o recomendado é, mediante um quadro típico, procurar a orientação de um especialista, que pode confirmar o diagnóstico para iniciar o tratamento o quanto antes.

Saiba como se ver livre dos pelos encravados.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.