Fuja dos alimentos que aumentam o risco de câncer

PUBLICIDADE
Carnes processadas possuem grandes quantidades de nitritos e nitratos.

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) são alarmantes. A expectativa é que, para 2012, sejam diagnosticados cerca de 500 mil casos novos de câncer no país, o que pode deixar muitas pessoas assustadas.

Na vida moderna, onde a rotina do dia-a-dia se torna cada vez mais agitada, muita gente não dispõe de tempo para preparar a própria refeição e acaba optando por comprar alimentos industrializados prontos para o consumo ou mais fáceis de preparar. O problema é que muitos dessas comidas podem conter fatores mutagênicos, que têm a capacidade de lesar as células do nosso organismo e provocar mutações no material genético, propiciando o surgimento do câncer.

Conheça os principais alimentos que aumentam o risco da incidência de câncer.

PUBLICIDADE

Carnes processadas

As linguiças, salsichas, bacon e até mesmo o peito de peru possuem quantidades de nitritos e nitratos além do considerado “normal”. Acontece que essas substâncias, no estômago, são processadas e dão origem à nitrosamina, uma substância considerada mutagênica, podendo levar ao aparecimento de tumores, principalmente do trato gastrintestinal.

A dica é evitar o consumo desses alimentos, que não contribuem em nada para saúde.

Churrasco

O grande problema do churrasco está na fumaça do carvão que impregna a carne com substâncias altamente carcinogênicas, como o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático.

A fumaça do churrasco é rica em substancias carcinogênicas que impregnam a carne.

Refrigerantes

Além de possuir alto teor de sal (em forma de sódio), a bebida gaseificada é rica em adoçantes, muitos dos quais estão relacionados ao aparecimento de alguns tipos de câncer.

PUBLICIDADE

O ciclamato de Sódio, por exemplo, ainda é usado no Brasil, mas já teve seu uso proibido nos Estados Unidos. É um adoçante bastante comum nos refrigerantes “zero” e estudos comprovaram que essa substância pode estar relacionada ao surgimento de câncer no trato urinário.

Alimentos gordurosos

A gordura é responsável por diversos problemas de saúde, mas não é a culpada pelo aparecimento do câncer. Na verdade, o problema é a quantidade de calorias que a gordura agrega ao alimento, geralmente pobre em outros nutrientes. O resultado é o excesso de peso, que é um fator de risco para o aparecimento do câncer de pâncreas, vesícula biliar, esôfago, mama e rins.

PUBLICIDADE

Alimentos ricos em sal

A ingestão exagerada de sal (maior que 5g ao dia) pode acabar lesando as células da parede do estômago, levando a alterações celulares que podem resultar no aparecimento de cânceres. Por isso é recomendado evitar a ingestão de alimentos que usam o sal como conservante (congelados e pratos comprados prontos) ou mesmo refeições preparadas com doses exageradas de sal.

Alimentos com agrotóxicos

Infelizmente, ainda não existe uma forma efetiva na limpeza de verduras, frutas e legumes tratados com agrotóxicos, pois na maioria das vezes essas substancias são aplicadas nas sementes, passando a fazer parte da composição da planta. O indicado é consumir os produtos cultivados sem o uso de agrotóxico, que são comprovadamente mais ricos em nutrientes e ainda passam a prevenir o aparecimento de câncer.

Cuidado com alimentos que possuem agrotóxicos.

Para ficar com a consciência tranquila e ainda prevenir o aparecimento dessa doença, que tanto assusta as pessoas ao redor do mundo, siga as dicas e evite, ao máximo, os alimentos que pode prejudicar sua saúde.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.