Notícias

Fuja dos alimentos que aumentam o risco de câncer

Carnes processadas possuem grandes quantidades de nitritos e nitratos.

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) são alarmantes. A expectativa é que, para 2012, sejam diagnosticados cerca de 500 mil casos novos de câncer no país, o que pode deixar muitas pessoas assustadas.

Na vida moderna, onde a rotina do dia-a-dia se torna cada vez mais agitada, muita gente não dispõe de tempo para preparar a própria refeição e acaba optando por comprar alimentos industrializados prontos para o consumo ou mais fáceis de preparar. O problema é que muitos dessas comidas podem conter fatores mutagênicos, que têm a capacidade de lesar as células do nosso organismo e provocar mutações no material genético, propiciando o surgimento do câncer.

Conheça os principais alimentos que aumentam o risco da incidência de câncer.

Carnes processadas

As linguiças, salsichas, bacon e até mesmo o peito de peru possuem quantidades de nitritos e nitratos além do considerado “normal”. Acontece que essas substâncias, no estômago, são processadas e dão origem à nitrosamina, uma substância considerada mutagênica, podendo levar ao aparecimento de tumores, principalmente do trato gastrintestinal.

A dica é evitar o consumo desses alimentos, que não contribuem em nada para saúde.

Churrasco

O grande problema do churrasco está na fumaça do carvão que impregna a carne com substâncias altamente carcinogênicas, como o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático.

A fumaça do churrasco é rica em substancias carcinogênicas que impregnam a carne.

Refrigerantes

Além de possuir alto teor de sal (em forma de sódio), a bebida gaseificada é rica em adoçantes, muitos dos quais estão relacionados ao aparecimento de alguns tipos de câncer.

O ciclamato de Sódio, por exemplo, ainda é usado no Brasil, mas já teve seu uso proibido nos Estados Unidos. É um adoçante bastante comum nos refrigerantes “zero” e estudos comprovaram que essa substância pode estar relacionada ao surgimento de câncer no trato urinário.

Alimentos gordurosos

A gordura é responsável por diversos problemas de saúde, mas não é a culpada pelo aparecimento do câncer. Na verdade, o problema é a quantidade de calorias que a gordura agrega ao alimento, geralmente pobre em outros nutrientes. O resultado é o excesso de peso, que é um fator de risco para o aparecimento do câncer de pâncreas, vesícula biliar, esôfago, mama e rins.

Alimentos ricos em sal

A ingestão exagerada de sal (maior que 5g ao dia) pode acabar lesando as células da parede do estômago, levando a alterações celulares que podem resultar no aparecimento de cânceres. Por isso é recomendado evitar a ingestão de alimentos que usam o sal como conservante (congelados e pratos comprados prontos) ou mesmo refeições preparadas com doses exageradas de sal.

Alimentos com agrotóxicos

Infelizmente, ainda não existe uma forma efetiva na limpeza de verduras, frutas e legumes tratados com agrotóxicos, pois na maioria das vezes essas substancias são aplicadas nas sementes, passando a fazer parte da composição da planta. O indicado é consumir os produtos cultivados sem o uso de agrotóxico, que são comprovadamente mais ricos em nutrientes e ainda passam a prevenir o aparecimento de câncer.

Cuidado com alimentos que possuem agrotóxicos.

Para ficar com a consciência tranquila e ainda prevenir o aparecimento dessa doença, que tanto assusta as pessoas ao redor do mundo, siga as dicas e evite, ao máximo, os alimentos que pode prejudicar sua saúde.

Recomendado para você
Notícias

5 profissões da era digital que você precisa conhecer

Notícias

Como Saber se Fui Sorteado no Minha Casa, Minha Vida

Notícias

Vagas de Estágio na Rhodia

Notícias

Positivo Informática Drivers

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *