Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Frutas Silvestres – Quais São

 

As frutas silvestres são aquelas que nascem em qualquer lugar, sem a ajuda do homem. Entretanto, só crescem em locais que tenham o solo e o clima favoráveis à sua espécie. Caso contrário, é preciso usar técnicas especializadas para cultivá-las. Há vários tipos de frutas silvestres, desde as que servem como ornamentos até as comestíveis e as venenosas. Portanto, é preciso saber quais são elas para não correr o risco de ser envenenado.

As frutas silvestres, além de terem uma ótima aparência, são ótimas fontes de vitaminas e têm um sabor forte e delicioso. Entre elas estão o morango, a framboesa, o mirtilo, a amora e a groselha. Todos eles têm propriedades que ajudam o organismo a se proteger de futuras doenças, principalmente do coração e cânceres. Além disso, eles são ótimos para curar a má-digestão por serem ácidos.

As framboesas possuem características em sua composição que fazem com que elas reduzam o risco de cancro em até 80% se forem consumidas constantemente e de forma natural.

 

Os mirtilos, por sua vez, são ótimos para o combate da depressão e das infecções urinárias. Eles não são naturais do Brasil e são mais facilmente encontrados na Europa, onde são conhecidos como blueberries e são usados para fazer doces e sucos. Se comidos puros, apresentam um sabor levemente adocicado.

As groselhas são importantes para fazer a pressão arterial abaixar, pois são ricas em vitamina C e em potássio. Por causa da vitamina C, elas também ajudam a fortificar o organismo, que fica prevenido contra gripes e resfriados. Além do mais, são frutas convidativas por apresentarem um vermelho intenso e um sabor inesquecível.

Os morangos, conhecidos como frutos da paixão pela sua aparência e cor, são deliciosos e eliminam o ácido úrico, responsável pelas pedras no rim, do organismo humano. Esses pequenos frutos vermelhos são ricos em vitamina C, B1, B2 e B6, magnésio e fósforo, cálcio, potássio, ferro, cobre, zinco e ácido fólico, o que o torna um perfeito isotônico natural, o que é ótimo para os desportistas.

Entretanto, existem as frutas silvestres do mal, que são venenosas. Algumas delas podem até levar à morte, como é o caso da briônia, que causa diarréias, vômito, dilatação das pupilas, sufocação, fraqueza, dores de cabeça e palpitações. Ela pode levar a pessoa a falecer por desidratação se o diagnóstico não for feito rapidamente ou se não houver hidratação o suficiente.

Uma das frutas silvestres maléficas mais conhecida do mundo talvez seja o tabaco, usado para a confecção de cigarros. Ela é muito tóxica e, se for ingerida, causa sérios danos ao organismo.

Outra fruta silvestre danosa é a dulcamara, que danifica o sangue e ataca o coração, assim como o teixo, que é usado inclusive na fabricação de flechas venenosas pelos guerreiros da etnia basca.

Por isso, se você estiver andando por uma trilha coberta por muita natureza, não se iluda pelas cores magníficas das frutas silvestres. Coma-as apenas se tiver certeza de que não são venenosas.

Entretanto, caso você ingira uma delas, vá correndo ao médico ou ao pronto-socorro mais próximo para que uma lavagem estomacal e a reidratação sejam feitas imediatamente.

Porém, agora que você sabe quais são as frutas silvestres que podem ser ingeridas porque fazem bem ao seu corpo, coma-as à vontade e sem medo, pois além de deliciosas e lindas, também são saudáveis e ótimas fontes de vitaminas.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL