Menu

Saúde

Atualizado em 6 de dezembro de 2011, às 9:00 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Frutas que ajudam a queimar gordura

Ingerir banana verde, determinados tipos de laranjas e pêras diariamente, faz bem à saúde.
344823 ESPIRITO SANTO QUARTA LEGAL Frutas que ajudam a queimar gorduraPequenas mudanças de hábitos fazem muita diferença na balança (Foto: Divulgação)

Você já imaginou não mudar a alimentação e emagrecer? Milagre? Não. É apenas o reflexo da ingestão de frutas que fazem muito bem para a saúde. A prova disso é o resultado de um estudo realizado pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Rio Janeiro e publicado no Journal of Nutrition, que é considerada uma das revistas mais conceituadas no assunto dos Estados Unidos da América (EUA).

344823 pera Frutas que ajudam a queimar gorduraUma unidade de pêra possui 12% das fibras necessárias todos os dias (Foto: Diculgação)

O estudo acompanhou durante 12 semanas 411 mulheres, com idade entre 30 e 50 anos. O resultado foi animador, pois as participantes que comeram três pêras por dia, ingeriram menos calorias espontaneamente e perderam mais peso que as mulheres que não comeram a fruta durante a pesquisa. A vantagem da pêra, que contribui para o emagrecimento é a quantidade de fibras, que é quase o dobro da presente na maçã.

Para se ter uma ideia do benefício, ao consumir uma pêra, 12% das 25 gramas diárias de fibra necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo, é sanada. Outro fator que faz bem a quem ingere a pêra é a alta concentração de fibras insolúveis. A quantidade elevada dessa substância previne a prisão de ventre doenças como câncer de cólon e diverticulite.

344823 verre Frutas que ajudam a queimar gorduraA fruta da família da laranja ajudou fez obesos perder meio quilo por semana (Foto: Divulgação)

Os estudiosos da Scripps Clinic (rede de serviços de saúde sem fins lucrativos), localizada na Califórnia, descobriram o poder da grapefruit. A fruta é uma espécie de laranja que não é muito comum no Brasil, porém podemos adaptar nosso cardápio com a laranja – pêra e a laranja – bahia ou baiana, que fazem parte dessa família de frutas que fazem emagrecer sem mudar o restante dos hábitos alimentares.

Durante 12 semanas os pesquisadores acompanharam 100 obesos que ingeriram antes de cada refeição um suco da fruta ou até mesmo a fruta toda. Os participantes do estudo chegaram a perder meio quilo por semana. Esse resultado deve-se a componentes da fruta, que ajuda a regular as glândulas na hora de produzir a insulina, com isso, a pessoa sente menos fome.

344823 banana verde FARINHA Frutas que ajudam a queimar gorduraA banana verde possui um amido que aumenta a saciedade (Foto: Divulgação)

Já pensou em comer banana verde? Então comece a avaliar essa possibilidade, pois o amido da fruta nesse estágio tem alto poder de saciedade. A comprovação da eficácia da banana verde foi comprovada na pesquisa efetuada pela Universidade do Estado de Louisiana e publicada no Journal of Obesity. O estudo mostra que o amido da fruta estimula a produção de hormônios que sinalizam para o organismo que hora de parar de ingerir alimentos.

Outra característica da banana verde no organismo humano é a promoção do aumento do peristaltismo intestinal, que faz com que o organismo absorva menos nutrientes e calorias. Um outro estudo realizado pela da Universidade do Colorado afirmou que 23% dos pacientes que incluíram esse amido na alimentação perderam mais gordura. Você deve estar se perguntando como e onde a banana verde entra no cardápio. Busque receitas na internet e em livros.

Agora não é porque os resultados das pesquisas mostraram que algumas pessoas perderam peso sem mudar a alimentação somente por consumirem determinadas frutas, que você não pode unir o útil ao agradável. Para potencializar a perca de peso inclua no cardápio as frutas citadas nas pesquisas, alimente-se a cada três horas e pratique exercícios regularmente. Antes de começar uma dieta, procure um médico e ouça suas recomendações.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.