Menu

Saúde

Atualizado em 6 de dezembro de 2011, às 9:00 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Frutas que ajudam a queimar gordura

Ingerir banana verde, determinados tipos de laranjas e pêras diariamente, faz bem à saúde.
344823 ESPIRITO SANTO QUARTA LEGAL Frutas que ajudam a queimar gorduraPequenas mudanças de hábitos fazem muita diferença na balança (Foto: Divulgação)

Você já imaginou não mudar a alimentação e emagrecer? Milagre? Não. É apenas o reflexo da ingestão de frutas que fazem muito bem para a saúde. A prova disso é o resultado de um estudo realizado pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Rio Janeiro e publicado no Journal of Nutrition, que é considerada uma das revistas mais conceituadas no assunto dos Estados Unidos da América (EUA).

344823 pera Frutas que ajudam a queimar gorduraUma unidade de pêra possui 12% das fibras necessárias todos os dias (Foto: Diculgação)

O estudo acompanhou durante 12 semanas 411 mulheres, com idade entre 30 e 50 anos. O resultado foi animador, pois as participantes que comeram três pêras por dia, ingeriram menos calorias espontaneamente e perderam mais peso que as mulheres que não comeram a fruta durante a pesquisa. A vantagem da pêra, que contribui para o emagrecimento é a quantidade de fibras, que é quase o dobro da presente na maçã.

Para se ter uma ideia do benefício, ao consumir uma pêra, 12% das 25 gramas diárias de fibra necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo, é sanada. Outro fator que faz bem a quem ingere a pêra é a alta concentração de fibras insolúveis. A quantidade elevada dessa substância previne a prisão de ventre doenças como câncer de cólon e diverticulite.

344823 verre Frutas que ajudam a queimar gorduraA fruta da família da laranja ajudou fez obesos perder meio quilo por semana (Foto: Divulgação)

Os estudiosos da Scripps Clinic (rede de serviços de saúde sem fins lucrativos), localizada na Califórnia, descobriram o poder da grapefruit. A fruta é uma espécie de laranja que não é muito comum no Brasil, porém podemos adaptar nosso cardápio com a laranja – pêra e a laranja – bahia ou baiana, que fazem parte dessa família de frutas que fazem emagrecer sem mudar o restante dos hábitos alimentares.

Durante 12 semanas os pesquisadores acompanharam 100 obesos que ingeriram antes de cada refeição um suco da fruta ou até mesmo a fruta toda. Os participantes do estudo chegaram a perder meio quilo por semana. Esse resultado deve-se a componentes da fruta, que ajuda a regular as glândulas na hora de produzir a insulina, com isso, a pessoa sente menos fome.

344823 banana verde FARINHA Frutas que ajudam a queimar gorduraA banana verde possui um amido que aumenta a saciedade (Foto: Divulgação)

Já pensou em comer banana verde? Então comece a avaliar essa possibilidade, pois o amido da fruta nesse estágio tem alto poder de saciedade. A comprovação da eficácia da banana verde foi comprovada na pesquisa efetuada pela Universidade do Estado de Louisiana e publicada no Journal of Obesity. O estudo mostra que o amido da fruta estimula a produção de hormônios que sinalizam para o organismo que hora de parar de ingerir alimentos.

Outra característica da banana verde no organismo humano é a promoção do aumento do peristaltismo intestinal, que faz com que o organismo absorva menos nutrientes e calorias. Um outro estudo realizado pela da Universidade do Colorado afirmou que 23% dos pacientes que incluíram esse amido na alimentação perderam mais gordura. Você deve estar se perguntando como e onde a banana verde entra no cardápio. Busque receitas na internet e em livros.

Agora não é porque os resultados das pesquisas mostraram que algumas pessoas perderam peso sem mudar a alimentação somente por consumirem determinadas frutas, que você não pode unir o útil ao agradável. Para potencializar a perca de peso inclua no cardápio as frutas citadas nas pesquisas, alimente-se a cada três horas e pratique exercícios regularmente. Antes de começar uma dieta, procure um médico e ouça suas recomendações.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.