Menu

Saúde

Atualizado em 27 de junho de 2012, às 19:57
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Frutas indicadas para diabéticos

A ingestão de frutas, desde que seja feita de maneira controlada, pode prevenir e combater o surgimento de problemas associados à diabetes.
475499 frutas indicadas para diabeticos Frutas indicadas para diabéticosO consumo de frutas pode contribuir bastante para a melhora de alguns sintomas da diabetes

Doença metabólica e que se caracteriza pelo aumento anormal da quantidade de glicose (ou açúcar) no sangue, a diabetes pode levar a sérios problemas, caso não seja tratada adequadamente. Entre as complicações que podem surgir devido a diabetes estão o infarto, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão e lesões de difícil cicatrização, levando muito desconforto aos portadores da patologia.

Como ainda não há a cura definitiva para a diabetes, existem diversos tipos de tratamentos que proporcionam ao portador uma ótima qualidade de vida, além de algumas mudanças nos hábitos do dia a dia e também na dieta alimentar, como uma maior ingestão de frutas, por exemplo.

Neste caso, é preciso fazer uma reeducação alimentar, para que se controle e regule o consumo de frutose, tipo de açúcar natural presente nas frutas. Para não passar da medida diária, o portador da doença pode preparar sucos naturais ou saladas, incluir as frutas no café da manhã e em outras refeições ou ainda consumí-las entre uma refeição e outra.

Se você está se perguntando quais são as frutas indicadas para diabéticos, conheça as principais recomendações.

Aproveite as Dicas de exercícios para diabéticos

Saiba quais são os Alimentos não indicados para diabéticos

Abacate

475499 frutas indicadas para diabeticos 1 Frutas indicadas para diabéticosO abacate deve ser consumido com moderação, pois é bastante calórico

Entre as vantagens do abacate para os diabéticos estão a pouca quantidade de açúcar e a abundância em uma substância que aumenta a presença do bom colesterol no organismo. Deve ser consumido com moderação, pois é bastante calórico.

Amora

475499 frutas indicadas para diabeticos 2 Frutas indicadas para diabéticosA amora apresenta vários benefícios para os diabéticos

É uma fruta rica em compostos que estimulam e aceleram a liberação da insulina, contribuindo para uma melhor síntese da glicose. Além disso, ela atua como antiinflamatório e bactericida e ajuda na regulação da pressão arterial.

Cereja

475499 frutas indicadas para diabeticos 3 Frutas indicadas para diabéticosA cereja tem grande potencial para atuar como antioxidante e antiinflamatório

Importante fonte de flavonoides, substâncias com potencial antiinflamatório, antialérgico, antioxidante e antiviral, além de compostos que combatem o câncer.

Blueberry

475499 frutas indicadas para diabeticos 4 Frutas indicadas para diabéticosPrevine o aparecimento de mal de Alzheimer e doenças cardíacas

Alto poder antioxidante e presença de substâncias que previnem doenças cardíacas e mal de Alzheimer, além de combater infecções e estimular o sistema imunológico. Essas são as principais características do blueberry.

Limão

475499 frutas indicadas para diabeticos 5 Frutas indicadas para diabéticosSubstâncias presentes no limão ajudam a evitar hemorragias e a prevenir problemas cardiovasculares nos diabéticos

Traz diversos benefícios, como prevenção às hemorragias e aos problemas cardiovasculares, devido à presença do ácido cítrico e do ácido ascórbico.

Coco

475499 frutas indicadas para diabeticos 6 Frutas indicadas para diabéticosDesempenha um importante papel no aumento da imunidade e na redução da carga glicêmica

Contando com altas concentrações de ácidos graxos e ácido láurico, o coco ajuda a combater bactérias e fungos, nutrindo as células intestinais e melhorando a imunidade. Pode auxiliar na redução de inflamações e da carga glicêmica, associado a outras frutas.

Maçã

475499 frutas indicadas para diabeticos 7 Frutas indicadas para diabéticosA maçã contribui para o controle da glicemia e a redução do mau colesterol

Possui a fibra pectina, que é eficiente no controle da glicemia e na redução do mau colesterol. Associada à canela, aumenta a sensação de saciedade.

Com uma alimentação adequada e exercícios físicos, os diabéticos podem melhorar a qualidade de vida.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.