Menu

Bem Estar

Atualizado em 18 de março de 2012, às 6:05 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Fotos de tubarões: espécies, tamanhos

Sem dúvida, o tubarão é o animal mais temido dos mares. Abaixo, você pode conhecer algumas de suas principais espécies e suas características.
410196 Fotos de tubarões espécies tamanhos Fotos de tubarões: espécies, tamanhosCom cara de mau, o tubarão é o animal mais temido dos mares.

Com cara de mau, o tubarão põe medo em muita gente. Não é à toa que ele já foi protagonista de vários filmes de terror e suspense, como o “Tubarão”, dirigido por Steven Spielberg e, considerado até hoje, um dos maiores clássicos do cinema em seu gênero.

Mas, apesar de ser bastante agressivo, este animal não é um assassino em série. Em geral, ele se alimenta de focas, tartarugas, caranguejos, aves, além de vários tipos e peixes. No que diz respeito a sua reprodução, alguns tubarões podem dar à luz a 100 crias por vez e, na maior parte dos casos, os filhotes já nascem bem desenvolvidos.

Seu habitat são os mares quentes e temperados, com exceção de algumas espécies, como o tubarão-cabeça chata, por exemplo, que vive em água doce. Eles possuem pele bastante flexível e resistente, e cinco fendas branquiais atrás da cabeça por onde respiram.

De acordo com os especialistas, existem cerca de 375 espécies de tubarão, com tamanho que pode variar entre 17 centímetros (tubarão-lanterna anão) e 12 metros(tubarão baleia). Abaixo, estão as características das espécies mais conhecidas. Confira!

410196 Fotos de tubarões espécies tamanhos1 Fotos de tubarões: espécies, tamanhosEla já inspirou histórias incríveis e algumas delas viraram grandes sucessos do cinema.

Tubarão Branco

Em média, possui7,5 metros de comprimento e chega a pesar 2,5 toneladas. Se alimenta, particularmente, de penípedes (focas, leões marinhos, morças etc.) e, por isso, vivem mais nas águas costeiras dos oceanos. Trata-se de uma espécie bastante agressiva e que, ao longo dos anos, já protagonizou diversos ataques a seres humanos.

Tubarão Martelo

O tubarão martelo recebe este nome por causa das projeções que possui em ambos os lados da cabeça. Apesar de parecer estranho, este formato lhe confere mais agilidade na hora de se movimentar. Esta é uma espécie predadora, que se alimenta de peixes, raias, cefalópodes e até outros tubarões. Em média, ela atinge os 6 metros de comprimento.

Tubarão Tigre

Outro gigante dos mares bastante conhecido, o tubarão tigre é uma das espécies que podem ser encontradas nos mares brasileiros (ele é mais comum na região nordeste). Seu cardápio inclui focas, lulas, peixes variados e tartarugas. Possui nadadeira caudal pontuda, focinho curto e arredondado, e machas escuras verticais ao longo de sua extensão. Chega a medir 6 metros de comprimento.

Tubarão Azul

Este animal vive nas áreas profundas dos oceanos, a mais de 150 metros de profundidade. Costuma se alimentar de aves, caranguejos, crustáceos, peixes e lulas. Mas, também segue navios em busca de detritos, o que evidencia seu caráter oportunista. Normalmente, não passa dos 2,5 metros de comprimento, porém não é raro alguns animais atingirem os 4 metros.