Menu

Serviços

Atualizado em 30 de julho de 2012, às 8:11 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Formulário Renavam Online: onde encontrar

Usado principalmente na hora de fazer a transferência do veículo, o formulário do Renavam está disponível gratuitamente em vários portais da internet, como no site do Detran.
494077 Formulário Renavam online Formulário Renavam Online: onde encontrarO Renavam mantém o registro de todas as informações sobre o veículo, desde a sua fabricação montadora até a sua saída do mercado.

A função do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) é manter um registro de toda a vida do automóvel. Em seu sistema, constam informações sobre os dados originais do veículo, fornecidos pelo fabricante, emplacamento, mudanças de propriedade, troca de estado, enfim, até chegar a sua “morte”, que acontece quando o carro sai de circulação.

O número do Renavam está presente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo e contém nove dígitos: os dois primeiros identificam a unidade federativa onde foi feito o primeiro registro e o último é o código identificador. Com este número em mãos, você pode realizar consultas de débitos de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento, multas, entre outros.

Como acessar o formulário do Renavam online

494077 Formulário Renavam online1 Formulário Renavam Online: onde encontrarO formulário é geralmente usado na hora de realizar a transferência do veículo.

Tais serviços encontram-se disponíveis no site do Detran (Departamento Nacional de Trânsito) do seu estado. Na página também é possível fazer simulados, consultar pontos na carteira, informar alteração de endereço do veículo, acompanhar recursos de penalidades, e muito mais. O departamento ainda disponibiliza formulários online do Renavam, documento necessário para uma série de procedimentos.

Geralmente, o preenchimento deste formulário é feito em caso de transferências. O proprietário deve procurar um despachante, que em média cobra R$250,00 para efetuar o serviço. Ele ainda precisa desembolsar mais R$130,00, aproximadamente, para pagar a taxa de transferência.

494077 Formulário Renavam online2 Formulário Renavam Online: onde encontrarO formulário tanto pode ser preenchido por um despachante quanto por conta própria.

Você também tem a opção de preencher por conta própria, o que, apesar de sair mais em conta, é um pouco mais complicado. O formulário pede informações sobre o dono, dados de identificação do veículo e sobre as suas características (espécie, tipo, cor, combustível, carroceria, categoria, capacidade de passageiros).

Proprietários que tem o carro registrado no Detran de São Paulo, podem obter o documento através do site formulario.detran.sp.gov.br. Lembrando que o documento também está disponível em qualquer papelaria por apenas um real.

Já na página do Detran SP você tem a opção de tirar as suas dúvidas sobre o documento. Basta clicar na opção “Renavam”, localizada no menu “Tira-Dúvidas”, e acessar o item “Dúvidas sobre o preenchimento do formulário do Renavam”. Ele informa quando o uso do formulário é necessário e traz esclarecimentos sobre os itens do documento (Identificação do Veículo, Dados do Proprietário e Características do Veículo).