Serviços

Formulário Renavam Online: onde encontrar

O Renavam mantém o registro de todas as informações sobre o veículo, desde a sua fabricação montadora até a sua saída do mercado.

A função do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) é manter um registro de toda a vida do automóvel. Em seu sistema, constam informações sobre os dados originais do veículo, fornecidos pelo fabricante, emplacamento, mudanças de propriedade, troca de estado, enfim, até chegar a sua “morte”, que acontece quando o carro sai de circulação.

O número do Renavam está presente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo e contém nove dígitos: os dois primeiros identificam a unidade federativa onde foi feito o primeiro registro e o último é o código identificador. Com este número em mãos, você pode realizar consultas de débitos de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento, multas, entre outros.

Como acessar o formulário do Renavam online

O formulário é geralmente usado na hora de realizar a transferência do veículo.

Tais serviços encontram-se disponíveis no site do Detran (Departamento Nacional de Trânsito) do seu estado. Na página também é possível fazer simulados, consultar pontos na carteira, informar alteração de endereço do veículo, acompanhar recursos de penalidades, e muito mais. O departamento ainda disponibiliza formulários online do Renavam, documento necessário para uma série de procedimentos.

Geralmente, o preenchimento deste formulário é feito em caso de transferências. O proprietário deve procurar um despachante, que em média cobra R$250,00 para efetuar o serviço. Ele ainda precisa desembolsar mais R$130,00, aproximadamente, para pagar a taxa de transferência.

O formulário tanto pode ser preenchido por um despachante quanto por conta própria.

Você também tem a opção de preencher por conta própria, o que, apesar de sair mais em conta, é um pouco mais complicado. O formulário pede informações sobre o dono, dados de identificação do veículo e sobre as suas características (espécie, tipo, cor, combustível, carroceria, categoria, capacidade de passageiros).

Proprietários que tem o carro registrado no Detran de São Paulo, podem obter o documento através do site formulario.detran.sp.gov.br. Lembrando que o documento também está disponível em qualquer papelaria por apenas um real.

Já na página do Detran SP você tem a opção de tirar as suas dúvidas sobre o documento. Basta clicar na opção “Renavam”, localizada no menu “Tira-Dúvidas”, e acessar o item “Dúvidas sobre o preenchimento do formulário do Renavam”. Ele informa quando o uso do formulário é necessário e traz esclarecimentos sobre os itens do documento (Identificação do Veículo, Dados do Proprietário e Características do Veículo).

Recomendado para você

Serviços

Advogado Gratuito em Campinas

Serviços

UNINOVE Central do Aluno Telefone

Serviços

Como Encontrar uma Pessoa pelo Nome

Serviços

Alô Negócios Curitiba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *