Menu

Tecnologia

Atualizado em 2 de dezembro de 2011, às 12:32 por Paulo Lima ()
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Fórmula matemática identifica imagens retocadas digitalmente

Para identificar imagens alteradas, pesquisadores escolheram mais de 450 fotos originais e as retocadas divulgadas em círculos de comunicação
 Fórmula matemática identifica imagens retocadas digitalmente (Imagem: Foto divulgação)

Um especialista em Ciências da Informática desenvolveu com seu aluno uma fórmula de matemática para encontrar fotografias remanejadas digitalmente,  segundo uma publicação da revista ‘Proceedings’ of the National Academy of Sciences, na última segunda-feira.

A modificação de fotos digitais divulgadas nos círculos de comunicação provocou atualmente polêmica, já que a Associação Médica Americana, avisou que podem cooperar para originar expectativas pouco apropriadas da imagem corporal.

Para encontrar essas imagens modificadas, o professor Farid Hany do Departamento de Ciências da Informática no Dartmouth College e seu aluno de doutorado Eric Kee desenvolveram um procedimento que aceita computar com exatidão em que grau foram retocadas.

Para computá-lo primeiro coletaram mais de 450 fotos originais e as retocadas divulgadas em círculos de comunicação digitais e a partir daí instituíram oito critérios geométricos e fotométricos semelhantes a todas elas.

Em seguida, ajustaram todos os parâmetro em cada par de fotos, com o escopo de definir o grau no qual as imagens haviam sido alteradas. Além disso, perguntaram a mais de 350 pessoas que checassem o mesmo par de fotos e as qualificassem em uma escala de 1 (muito semelhantes) a 5 (muito desiguais).

Os estudiosos adicionaram estes resultados à fórmula para conseguir uma média de retoque por cada para de imagens. As implicações a longo prazo na saúde pública de retocar de forma imprópria as fotos divulgadas, induziram alguns países a considerar a identificação obrigatória para as imagens retocadas.

De acordo com os autores, além de como um procedimento quantitativo para analisar as adulterações digitais de imagens sua fórmula também pode servir como elemento de influência contra o retoque extremo.