Menu

Cursos

Atualizado em 26 de fevereiro de 2010, às 18:21 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Formação de Professores a Distância – Tutores EAD

formação de professores a distancia tutores ead Formação de Professores a Distância   Tutores EAD

A educação a distância é um sistema de ensino que está ganhando espaço em todo o Brasil. Através da autoaprendizagem, aulas via satélite e tutoria virtual as pessoas estão adquirindo conhecimentos e participando de uma formação conceituada. Muitos cursos a distância já são credenciados pelo MEC e representam as modalidades de Graduação, Pós-Graduação, MBA, Técnico, entre outras.

Para que a transmissão de conhecimentos aconteça e o aluno do curso a distância consiga esclarecer suas dúvidas, é necessário que ele conte com a assistência de um professor virtual, mais conhecido como tutor. É esse profissional que vai responder as perguntas do aluno, explicar o conteúdo e corrigir as atividades sem que haja necessariamente um contato direto.

Não é qualquer pessoa que pode lecionar no sistema de tutoria EAD, antes de tudo é preciso passar por um processo de formação para adquirir novas técnicas pedagógicas e saber utilizar os materiais didáticos disponíveis. O curso de tutores a distancia vai ensinar professores de uma determinada disciplina como se comportar nas aulas do sistema EAD, qual comportamento ter diante de um questionamento ou dúvida do aluno e como usar recursos dinâmicos para complementar a sua aula.

A formação de tutor EAD vai apenas apresentar ao profissional já formado numa graduação as principais tecnologias da educação a distância e sua contribuição para a aprendizagem. Após passar por uma especialização desse nível, o indivíduo está pronto para prestar um processo seletivo e iniciar sua carreira de tutor de cursos a distância.

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) está sempre com inscrições abertas para processos seletivos que visam a seleção de tutores presenciais e a distância. A UAB (Universidade Aberta do Brasil) também costuma ser criteriosa com a formação de tutores UAB, avalizando se os profissionais conhecem realmente as diretrizes pedagógicas da modalidade.

O Núcleo de Educação Assistida por Mios Interativos (NEAMI), que pertence a UFF (Universidade Federal Fluminense) promove o curso de tutores EAD, formando professores e coordenadores aptos para trabalhar com a educação à distância.Para mais informações acesse o site NEAMI-UFF.