Folclore: danças típicas

PUBLICIDADE

A palavra folclore tem sua origem em termos saxônicos. Foi utilizada, pela primeira vez, em 1846, pelo arqueólogo Whilliam John Thoms, que escreveu um artigo para o jornal “O Ateneu”, de Londres. Os termos formadores da palavra são “folk” (que quer dizer “povo”) e “lore” (que significa “saber”). Portanto, o termo folklore significa a sabedoria do povo, o conhecimento popular. No Brasil, a palavra foi adaptada e transformada em folclore.

Saiba mais sobre a origem do folclore: Folclore – Qual a sua origem?

Pintura representando parte do nosso folclore (Foto: Divulgação)

Folclore é o conjunto de todas as vivências e conhecimentos acumulados por um povo, que se identifica cultural e socialmente. Os costumes e os valores das pessoas são transmitidos, de geração em geração, por meio de músicas, danças regionais, da tradição oral, do artesanato, da literatura, da comida, das crendices e mitos, da medicina popular, etc. Em cada região, existem características típicas, que compõem o seu folclore.  No Brasil, a variedade de costumes e crenças é riquíssima, pois o país teve influências de vários povos, que se miscigenaram. Além das inúmeras manifestações de cultura, as danças típicas fazem parte das representações do folclore brasileiro. O Mundo das Tribos selecionou algumas das principais danças do nosso folclore. Confira:

PUBLICIDADE

Cateretê (ou Catira)

Dança Cateretê (Foto: Divulgação)

O Cateretê, também chamado de Catira, é uma dança genuinamente brasileira e rural, tendo a origem de seu nome na língua Tupi. Para os passos, é típica a formação de duas fileiras, sendo uma de mulheres e outra de homens. Um ou dois violeiros fazem parte da dança e ditam os ritmos dela, que são acompanhados por fortes batidas de pés e palmas dos dançarinos. É uma dança tipicamente caipira.

Xaxado

Xaxado (Foto: Divulgação)

O Xaxado tem sua origem nas regiões do nordeste brasileiro. Esta dança típica do folclore foi muito difundida entre os cangaceiros do sertão de Pernambuco, como forma de diversão e representação de suas guerras. O bando de Lampião dançava muito o Xaxado, que tem esse nome como imitação do som das alpargatas (botas), arrastadas no chão, durante os passos. Originalmente, não era dançada com mulheres, por ser típica do cangaço. As damas, no imaginário dos dançarinos, eram representadas pelas armas.

Frevo

Frevo (Foto: Divulgação)

O Frevo é uma das danças típicas mais conhecidas do folclore brasileiro. Teve sua origem no estado de Pernambuco e mescla elementos da Marcha, do Maxixe e da Capoeira. Seu ritmo e passos são executados com muita rapidez. Por isso, é uma dança que ficou muito conhecida por se encaixar bem nos ritmos de Carnaval. Além disso, ela contém os passos mais específicos, que lembram diretamente a capoeira, executados pelos passistas capoeiristas. O guarda-chuva colorido é um elemento típico do Frevo.

Pau-de-fita (Foto: Divulgação)

Estas são algumas das danças típicas do folclore brasileiro. Entretanto, existem muitas outras, espalhadas pelo país, de origem genuína ou de países colonizadores. Muitas delas são bastante conhecidas por todos, como a Ciranda, a Quadrilha, o Pau-de-fita ou o Baião.

PUBLICIDADE

Conheça outros elementos do folclore: Lendas do Folclore, Mitos e Contos Folclóricos

Leia também:

2 Comentários

  • esse conteúdo veio na hora certa, é tudo que estava procurando,otimo tema sobre o folclore, nos brasileiros temos que explorar o folclore como mito e cultura nossa tão utilizado pelos nossos antepassados.

  • a yara e muito bonita

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.