Menu

Notícias

Atualizado em 12 de agosto de 2012, às 23:10 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Folclore Brasileiro: Tudo Que Você Quer Saber

O folclore nacional é muito rico e repleto de personagem mitológicos que representam todas as regiões do Brasil.

O folclore Brasileiro é composto por mitos e lendas das regiões do Brasil, ou seja, há mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, dia do Folclore, festividades e comemorações, contos folclóricos do nordeste. (Mula-sem-cabeça e Curupira).

Confira também: Folclore – Qual a sua origem?

 

29002 foclore Folclore Brasileiro: Tudo Que Você Quer SaberO folclore nacional é muito rico (Foto: Divulgação)

O que é o folclore nacional?

O que é folclore brasileiro? Dizem que o folclore é um conjunto de mitos,  lendas e  parlendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.

Veja agora algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

29002 boitata Folclore Brasileiro: Tudo Que Você Quer SaberO Boitatá [e um dos personagens do nosso folclore (Foto: Divulgação)

Boitatá: folclore de origem indígena

Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como “fogo que corre”. Essa lenda persiste no folclore nacional como um mito.

29002 botocor de rosa Folclore Brasileiro: Tudo Que Você Quer SaberA lenda do Boto Cor de Rosa é muito intensa na região amazônica (Foto: Divulgação)

Boto cor de rosa: folclore amazônico

Acredita-se que a lenda folclórica do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Saiba mais sobre: Lendas do Folclore – Mitos e Contos Folclóricos

 

29002 lobisomem Folclore Brasileiro: Tudo Que Você Quer SaberO Lobisomem inspirou filmes (Foto: Divulgação)

De dia homem de noite lobo: Lobisomem

Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Essa lenda do nosso folclore assustou muita gente em noite de lua cheia.

29002 saci Folclore Brasileiro: Tudo Que Você Quer SaberO saci é um personagem levado (Foto: Divulgação)

Garoto de uma perna só: Saci-Pererê

O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas. O folclore é comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil. Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem.

O importante mesmo é que todo este conto faz parte da historicidade e cultura de uma gente que ama contar e inventar histórias e quanto mais interessante for o conto mais fácil ele se dissemina de pessoa para pessoa, de pai para filho, de avó para neto e  e por ai vai se multiplicando as maneiras de se contar tantas lendas advindas do imaginário humano. O folclore faz parte da cultura de diversas regiões do Brasil sendopor isso uma patrimônio cultural de uma nação tão grande e rica como é o país.

 

Conteúdo avaliado com média: