Fogueira de Festa Junina

PUBLICIDADE

A fogueira de festa junina é um elemento que não pode ficar de fora das festividades do mês de junho. Ela cumpre o papel de aquecer a noite de são joão, sem falar que também contribui com a iluminação e pode ser considerada um importante componente do cenário. Leia a matéria e confira ideias para montar a fogueira.

Fogueira de festa junina. (Foto: Divulgação)

As festas juninas, tão esperadas por muitas pessoas, representam uma ótima oportunidade para se divertir com os amigos e familiares. A comemoração celebra os costumes e as tradições do universo caipira, através de comidas típicas, brincadeiras, danças, músicas e vestimentas. Uma coisa que também não pode ficar de fora da comemoração é a fogueira.

A fogueira é um dos grandes símbolos da festa junina. Exige um pouco de cuidado ao fazê-la e é necessário que seja feita por adultos.

PUBLICIDADE

Leia mais: Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias

Fogueira de festa junina

Vamos conhecer algumas dicas de como se fazer uma fogueira de festa junina:

Escolha o lugar certo

Preocupe-se com o lugar onde a fogueira será acesa. (Foto: Divulgação)

Primeiro de tudo deve-se escolher o lugar mais adequado. É aconselhável que seja em um local aberto, longe das barracas, árvores e moitas. Após escolher o local, isole-o e limpe-o, retirando as folhas, raminhos, gravetos, musgos e capim seco, essa atitude é necessária para evitar que o fogo se propague. Se o solo estiver seco, raspe-o até que no local tenha apenas terra, caso esteja molhado coloque algumas pedras chatas formando uma plataforma.

Selecione a madeira

É preciso agora selecionar a madeira. Aconselha-se pegar aquelas que são de fácil inflamação, como gravetos finos e bem secos, casca de árvore seca, pequenas lascas de maneira, etc. Como pode ser percebido, é preferível a madeira seca e nem muito grossa, então caso você tenha alguns troncos secos e grossos é necessário que os corte para facilitar a formação das chamas.

PUBLICIDADE

Veja também: Decoração para festa Junina 2015

Monte corretamente

Muita atenção com a montagem. (Foto: Divulgação)

Posicione as madeiras de uma maneira que possa ocorrer circulação do ar interno, já que para manter o fogo aceso é preciso de oxigênio. Uma outra dica é cavar um círculo em forma de buraco ao redor da fogueira e colocar pedras grandes para evitar que brasas se espalhem e causem um incêndio.

Acenda o fogo

Para acender utilize galhos e folhas secas, colocando estes espalhados por toda a fogueira, até mesmo próximos às maiores madeiras. Faça com a fogueira fique em um formato de pirâmide, pois este auxilia em queimar a fogueira aos poucos.

Você pode utilizar de algum produto que possua álcool para ajudar a pegar fogo inicialmente e acender com um fósforo ou isqueiro, porém tome cuidado, não coloque álcool em toda fogueira de uma maneira que toda ela comece a pegar fogo no começo, pois assim o fogo pode ficar muito alto e atingir você que foi voluntário a acender.

Cuide das chamas

A fogueira não deve se tornar uma ameaça para as pessoas. (Foto: Divulgação)

Depois que a fogueira estiver acesa, basta se divertir e manter uma certa atenção à mesma durante todo o evento. É preciso que uma pessoa fique acompanhando a fogueira durante todo a festa para verificar se não está apresentando algum perigo. Uma dica é manter alguns baldes de água próximos à fogueira para poder diminuir a quantia de fogo caso esta torne-se exagerada.

PUBLICIDADE

A pessoa que se responsabilizar em ficar cuidando da fogueira deve dar atenção às crianças, pois estas adoram chegar muito próximo e trazendo extremo perigo à elas, então a pessoa deve mantê-las afastadas para que ninguém fique ferido.

Veja também: Comidas típicas para festa junina

Nunca se esqueça que a fogueira de festa junina é um símbolo, que deve ser capaz de trazer alegria, admiração e prazer. Em nenhum momento ela representar algum perigo para quem está na festa.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.