Menu

Serviços

Atualizado em 10 de junho de 2011, às 15:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Fogueira de Festa Junina

fogueira1 225x300 Fogueira de Festa Junina

As festas juninas tão esperadas por muitos representam uma das épocas mais felizes que passamos juntos com amigos e família aproveitando muita comida, brincadeiras e música. Para uma festa junina ser perfeita é necessário seguir alguns costumes, como dito anteriormente é necessário barracas com comidas típicas, brincadeiras para os visitantes se divertirem, quadrilha e até mesmo uma fogueira.

A fogueira é um dos grandes símbolos da festa junina. Exige um pouco de cuidado ao fazê-la e é necessário que seja feita por adultos. Vamos conhecer algumas dicas de como se fazer uma fogueira:

Primeiro de tudo deve-se escolher o lugar mais adequado, é aconselhável que seja em um local aberto, longe das barracas, árvores e moitas. Após escolher o local, isole-o e limpe-o, retirando as folhas, raminhos, gravetos, musgos e capim seco, essa atitude é necessária para evitar que o fogo se propague. Se o solo estiver seco, raspe-o até que no local tenha apenas terra, caso esteja molhado coloque algumas pedras chatas formando uma plataforma.

Feito isso é preciso agora selecionar a madeira. É aconselhável pegar aquelas que são de fácil inflamação, como gravetos finos e bem secos, casca de árvore seca, pequenas lascas de maneira, etc. Como pôde ser percebido é preferível a madeira seca e nem muito grossa, então caso você tenha alguns troncos secos e grossos é necessário que os corte para facilitar a pegar fogo.

Posicione as madeiras de uma maneira que possa ocorrer circulação do ar interno, já que para manter o fogo aceso é preciso de oxigênio. Uma outra dica é cavar um circulo em forma de buraco ao redor da fogueira e colocar pedras grandes para evitar que brasas se espalhem e causem um incêndio.

fogueira3 Fogueira de Festa Junina

Para acender utilize galhos e folhas secas, colocando estes espalhados por toda a fogueira, até mesmo próximos às maiores madeiras. Faça com a fogueira fique em um formato de pirâmide, pois este auxilia em queimar a fogueira aos poucos.

Você pode utilizar de algum produto que possua álcool para ajudar a pegar fogo inicialmente e acender com um fósforo ou esqueiro, porém tome cuidado, não coloque álcool em toda fogueira de uma maneira que toda ela comece a pegar fogo no começo, pois assim o fogo pode ficar muito alto e atingir você que foi voluntário a acender.

Depois de acesa basta se divertir e manter uma certa a mesma durante todo o evento. É preciso que uma pessoa fique acompanhando a fogueira durante todo o evento para verificar se não está apresentando algum perigo. Uma dica é manter alguns baldes de água próximos à fogueira para poder diminuir a quantia de fogo caso esta torne-se exagerada.

A pessoa que se responsabilizar em ficar cuidando da fogueira deve dar atenção às crianças, pois estas adoram chegar muito próximo e trazendo extremo perigo à elas, então a pessoa deve mantê-las afastadas para que ninguém fique ferido.

Nunca se esqueça que a fogueira é um símbolo da festa junina que deve trazer alegria, admiração e prazer e em momento algum pode apresentar riscos ou perigo para quem está na festa.

fogueira2 Fogueira de Festa Junina

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.