Menu

Decoração

Atualizado em 28 de março de 2012, às 18:20 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Fogão a lenha: fotos, dicas

Conheça os principais modelos de fogão à lenha e aprenda como inserir o elemento na decoração da casa, com um toque de charme.
418128 Fogão a lenha fotos dicas 1 Fogão a lenha: fotos, dicasO fogão a lenha torna a cozinha mais aconchegante.

O fogão a lenha é um elemento que faz a diferença na decoração e no bem-estar dos moradores. Quando bem instalado na área externa ou interna da casa, ele permite preparar pratos deliciosos e realça o sabor dos alimentos. Além de contribuir com as refeições, o fogão a lenha também é capaz de contribuir com a sensação de aconchego dentro de casa e reforça o estilo rústico.

Dicas para ter um fogão à lenha em casa

Existem vários modelos de fogão à lenha, mas todos procuram seguir a linha rústica para deixar o ambiente decorado com um toque de charme. Ao inserir o elemento no ambiente, é possível desfrutar de uma atmosfera campestre, bucólica e que capaz de resgatar o clima típico do interior.

Antigo e robusto, o fogão à lenha costuma ser usado no preparo de refeições nos sítios e fazenda. O modelo tradicional é feito com tijolo e cimento, além de incluir uma chapa de metal para colocar as panelas e aquecê-las. Como a queima da lenha resulta em fumaça, a estrutura em alvenaria conta com uma chaminé. Este fogão a lenha é, sem dúvidas, a melhor opção para trabalhar o estilo rústico e o perfil da vida rural.

O fogão à lenha não precisa ser feito necessariamente de tijolos, ele também pode ser montado com outro tipo de material, como o barro, o inox ou o ferro fundido. Ao desenvolver o projeto, é necessário levar em conta os prós e os contras do modelo de fogão, incluindo principalmente o custo-benefício.

418128 Fogão a lenha fotos dicas Fogão a lenha: fotos, dicasO fogão a lenha ressalta o clima de simplicidade e ajuda a compor o estilo rústico.

Com o passar do tempo, o fogão à lenha sofreu uma evolução e tornou-se mais moderno. Atualmente ele pode ser encontrado a venda em versões pré-fabricadas, criando facilidades para o planejamento e construção. Os modelos modernos apresentam melhor estrutura, contando com diversas bocas para preparar mais rápido a comida.

Antes de incluir o fogão a lenha no visual da casa, é importante contar com um bom espaço e levar em consideração o bem-estar nos moradores. Vale também explorar as características positivas do fogão, como o seu potencial para deixar os ambientes aquecidos e aconchegantes durante os dias frios.

As pessoas que se preocupam com a preservação do meio ambiente podem optar por um fogão à lenha ecológico, ou seja, que produz menos fumaça na combustão e economiza lenha. Devido as suas características, este modelo pode ser inserido no interior da residência como objeto decorativo, sem que interfira na qualidade de vida dos moradores.

Fotos de fogão a lenha

Invista no fogão a lenha principalmente na decoração da cozinha e da área externa.