Menu

Saúde

Atualizado em 16 de outubro de 2013, às 16:24 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Fluconazol: saiba mais

Saiba mais sobre o antifúngico Fluconazol e o uso do medicamento para tratar candidíase.

O Fluconazol, também conhecido como Zoltec, é um antifúngico usado principalmente para tratar candidíase vaginal. A fórmula é capaz de destruir a estrutura do fungo responsável por causar determinada infecção.

660882 Fluconazol saiba mais Fluconazol: saiba maisO fluconazol, também conhecido como Zoltec, é um antifúngico. (Foto:Divulgação)

Dosagem, efeitos colaterais e contraindicações

Se a pessoa está sofrendo de candidíase, ela deve tomar 1 comprimido de 150 mg. No entanto, é importante ir ao médico para fazer uma avaliação mais adequada da doença infecciosa.

Como qualquer medicamento, o Fluconazol também pode apresentar efeitos adversos, como desconforto epigástrico, náuseas, diarreias, erupções cutâneas e alteração nas enzimas hepáticas.

O uso de Fluconazol não é recomendado para gestantes e pessoas com hipersensibilidade a produtos azóticos.

Candidíase: sintomas, causas e tratamento

660882 Fluconazol saiba mais 3 Fluconazol: saiba maisFungo Cândida Albicans. (Foto:Divulgação)

A candidíase é uma infecção provocada pelo fungo Cândida Albicans. A doença pode afetar tanto os homens como as mulheres, sendo que os sintomas se manifestam principalmente nos órgãos genitais.

A candidíase não é classificada como uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), pois normalmente está relacionada à proliferação de fungos por uma alteração biológica no corpo humano.

Na mulher, os principais sintomas de candidíase são: coceira, vermelhidão, dor ao urinar, corrimento branco espesso e dor na relação sexual. Os homens, por sua vez, sofrem com assadura na glande, leve inchaço no pênis e ardor ao urinar.

Diversas causas estão associadas à candidíase, como relação sexual sem preservativo, sistema imunológico comprometido, uso de pílulas com alta concentração de estrogênio, gravidez e má higiene íntima.

660882 Fluconazol saiba mais 2 Fluconazol: saiba maisOs sintomas da candidíase afetam principalmente o órgão genital. (Foto:Divulgação)

O diagnóstico da candidíase é realizado através da observação dos sintomas. Em alguns casos, também é possível identificar a infecção através do Papanicolau.

O tratamento da candidíase consiste no uso de medicamentos antifúngicos, como é o caso do Fluconazol. A aplicação de uma pomada específica na área afetada também é recomendada. A infecção deve ser tratada com remédios e pomadas por pelo menos uma semana.

Para que o tratamento se torne mais eficaz, os médicos recomendam uma dieta pobre em açúcares, carboidratos e amidos. Também é indicado evitar o uso de roupas apertadas para não aumentar a temperatura do local com a infecção.

Algumas medidas podem ser adotadas para prevenir candidíase, como evitar o uso de roupas íntimas que não sejam de algodão, evitar absorventes internos, usar papel higiênico sem perfume e lavar a regiao genital somente com água e sabão neutro.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.